Florianópolis, Santa Catarina

Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017

GERAL

Como evitar explosões com botijões de gás

Publicado em 18/05/2017 - 14:59:18

O uso, armazenamento e manuseio seguros do gás de cozinha pedem atenção e cuidado.


Como evitar explosões com botijões de gás

O GLP, mais conhecido como gás de cozinha, está presente em praticamente todo o território nacional. Ele chega inclusive às áreas mais remotas, onde outros combustíveis não podem chegar, e dessa forma alimenta as chamas de 95% das residências do país, segundo dados do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo).

Seguindo corretamente as indicações de uso, este é um combustível seguro, mas a aplicação de “gambiarras” pode tornar o botijão realmente perigoso. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, só em 2016 foram registrados oficialmente mais de 3 mil casos de vazamento de GLP no estado de São Paulo, sendo que mais de 350 acabaram por resultar em explosões.
Dicas para evitar vazamentos e explosões


Se o fogão não estiver em uso, é essencial sempre manter o regulador de gás desligado. Redobre a atenção em relação a isso quando for sair de casa ou for dormir.

Evite acender o fogo com isqueiros, pois eles podem causar queimaduras nas mãos e, como reflexo momentâneo, o morador pode deixar o queimador soltando gás mesmo sem ter acendido o fogo.

Cuidado com o hábito de secar panos de prato na alça do forno. Os panos podem pegar fogo e causarem um princípio de incêndio.

Atenção à validade das mangueiras e reguladores. Caso estejam vencidos, podem ocasionar vazamentos.

Após a instalação do botijão de gás, é essencial verificar se está tudo certo com o recipiente. Faça um teste utilizando espuma de sabão em volta da conexão da válvula e do regulador de pressão. Caso surjam bolhas, há vazamento e é preciso repetir o procedimento de instalação e do teste de espuma. Persistindo as bolhas, chame imediatamente a assistência técnica da revenda de gás.

Jamais armazene o botijão em compartimentos fechados, como armários.

O botijão deve preferencialmente ficar fora da cozinha, em ambiente aberto e arejado, longe de tomadas, ralos e grelhas.

Não faça a troca do botijão junto a chamas, faíscas, brasas, ou outras fontes de calor.

Se houver vazamento, desligue a caixa de força da casa apenas se ela estiver ao lado de fora da residência e não acenda nenhum interruptor. Abra bem as janelas e acione o Corpo de Bombeiros (193).










Procurando algum produto ou serviço?


Publicidade










(c) 1998-2017
Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Plataforma proprietária de gestão