img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Como evitar explosões com botijões de gás

Publicado em 18/05/2017


Como evitar explosões com botijões de gás



O uso, armazenamento e manuseio seguros do gás de cozinha pedem atenção e cuidado.

O GLP, mais conhecido como gás de cozinha, está presente em praticamente todo o território nacional. Ele chega inclusive às áreas mais remotas, onde outros combustíveis não podem chegar, e dessa forma alimenta as chamas de 95% das residências do país, segundo dados do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo).

Seguindo corretamente as indicações de uso, este é um combustível seguro, mas a aplicação de “gambiarras” pode tornar o botijão realmente perigoso. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, só em 2016 foram registrados oficialmente mais de 3 mil casos de vazamento de GLP no estado de São Paulo, sendo que mais de 350 acabaram por resultar em explosões.
Dicas para evitar vazamentos e explosões


Se o fogão não estiver em uso, é essencial sempre manter o regulador de gás desligado. Redobre a atenção em relação a isso quando for sair de casa ou for dormir.

Evite acender o fogo com isqueiros, pois eles podem causar queimaduras nas mãos e, como reflexo momentâneo, o morador pode deixar o queimador soltando gás mesmo sem ter acendido o fogo.

Cuidado com o hábito de secar panos de prato na alça do forno. Os panos podem pegar fogo e causarem um princípio de incêndio.

Atenção à validade das mangueiras e reguladores. Caso estejam vencidos, podem ocasionar vazamentos.

Após a instalação do botijão de gás, é essencial verificar se está tudo certo com o recipiente. Faça um teste utilizando espuma de sabão em volta da conexão da válvula e do regulador de pressão. Caso surjam bolhas, há vazamento e é preciso repetir o procedimento de instalação e do teste de espuma. Persistindo as bolhas, chame imediatamente a assistência técnica da revenda de gás.

Jamais armazene o botijão em compartimentos fechados, como armários.

O botijão deve preferencialmente ficar fora da cozinha, em ambiente aberto e arejado, longe de tomadas, ralos e grelhas.

Não faça a troca do botijão junto a chamas, faíscas, brasas, ou outras fontes de calor.

Se houver vazamento, desligue a caixa de força da casa apenas se ela estiver ao lado de fora da residência e não acenda nenhum interruptor. Abra bem as janelas e acione o Corpo de Bombeiros (193).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade