img

Florianópolis, 16/04/2024




COMUNIDADE

Cidasc abre inscrições para Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC

Publicado em 15/05/2017


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Cidasc abre inscrições para Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC



O evento ocorrerá durante a Semana Nacional do Alimento Orgânico, no próximo dia 1 de junho, a partir das 8 horas, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina ? Epagri, em Florianópolis.

Estão abertas as inscrições para participar do “Seminário sobre qualidade dos Produtos Orgânicos em SC”, organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Santa Catarina – CPOrg-SC.

Na oportunidade, serão apresentados os resultados do Programa de Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Produtos Orgânicos – MPOrg-SC. Esse monitoramento é uma das atividades desenvolvidas pela Cidasc mediante o Programa SC Rural (Projeto 127), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca – SAR, que foi desenvolvido com êxito desde 2012 e concluído em 2017.

Por meio do Programa SC Rural, a Cidasc realiza coletas, na produção e no comércio, de amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis, em 90 municípios, que chegam ao consumidor sob o rótulo “orgânico”.

O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em conformidade com a legislação. O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017 foram examinadas cerca de 1.700 amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.

Também serão apontados os resultados do Questionário Institucional sobre Alimentos Orgânicos, por meio dos quais saberemos o que pensam os produtores, técnicos, público consumidor e outros agentes envolvidos com o alimento orgânico. Essas informações serão úteis para a proposição de políticas públicas para o setor.

O Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc, Matheus Mazon Fraga, explica que as informações orientarão os trabalhos de análise de resíduos, identificando os pontos fortes e fracos na produção de orgânicos em Santa Catarina.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade