img

Florianópolis, 23/04/2024




CULTURA

Visita guiada marca ciclo de encerramento da exposição Iconografia 344

Publicado em 14/05/2017


Visita guiada marca ciclo de encerramento da exposição Iconografia 344



Uma visita guiada gratuita, uma roda de conversas e um recital são as atividades organizadas pela equipe da Fundação Cultural Badesc para o último mês da exposição Iconografia 344, considerada a mais importante da capital em 2017.

Com curadoria do médico Ylmar Corrêa, a exposição que encerra no dia 1º de junho, reúne obras e documentos raros jamais expostos, sobre a Vila de Nossa Senhora de Desterro e a atual Florianópolis.

Um dos momentos mais esperados destas atividades é a visita guiada, que será realizada no dia 20 de maio, sábado. A Fundação abrirá suas portas a partir das 14h, e Ylmar Corrêa conduzirá os visitantes pelo acervo e em conjunto com o público fará um resgate da história da capital.

“Na exposição é possível apreciar a evolução da cidade, seus habitantes, sua fauna, sua flora e seus limites e por meio da visita guiada poderemos nos aproximar mais desta história”, declara Ylmar ao comemorar o sucesso da exposição que tem recebido grande público desde sua abertura, em 30 de março.

No dia 25 de maio, quinta-feira, às 19h o artista e poeta Rodrigo de Haro recitará poemas não editados sobre a ilha de Santa Catarina. A roda de conversas será realizada no dia 18 de maio, quinta-feira, às 19h, quando pesquisadores das áreas de história e artes irão explorar pontos relevantes sobre a história de Florianópolis.

Mais sobre a exposição.

Iconografia 344, que recebeu este nome alusivo à idade de Florianópolis, traz obras como a gravura Vista da Ilha de Santa Catarina, de Gaspar Duche de Vancy, que em 1787 fez o primeiro registro da Vila de Nossa Senhora do Desterro.

A exposição também apresenta obras modernas e contemporâneas que dialogam com os primeiros registros da Ilha de Santa Catarina. Três obras do modernista Martinho de Haro, que retratam o hospital de Caridade, o conjunto Miramar e o morro das Pedras mostram a cidade em meados do século XX.  Entre os artistas contemporâneos nomes como Walmor Corrêa, Carlos Asp, Diego de Los Campos, Yara Guasque, Fernando Lindote e Paulo Gaiad garantem o contraponto com as obras históricas. 

 

Serviço

O que: Programação especial Iconografia 344

Quando: 18/05, quinta-feira, às 19h - Roda de Conversa.

20/05, sábado, às 14h- Visita Guiada com o curador Ylmar Correa Neto.

25/05, quinta-feira, às 19h - Recital com o artista Rodrigo de Haro.

Onde: Fundação Cultural Badesc- Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...