img

Florianópolis, 24/04/2024




TURISMO

Região sul teve recorde de turistas estrangeiros em 2016

Publicado em 08/05/2017


Embratur
Região sul teve recorde de turistas estrangeiros em 2016

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, defende a abertura de investimento do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais.




Para aumentar a comercialização de destinos na região, em 2017, os três estados lançam plano de promoção integrada. O projeto já conta com o apoio da Embratur

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná receberam juntos, em 2016, mais de 2 milhões de turistas estrangeiros (2.156.894), um aumento de 8%  em relação ao ano anterior. Os dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo.

Santa Catarina foi o Estado que apresentou o maior crescimento em relação a 2015. O percentual de visitantes cresceu 26%, passando de quase 150 mil para 200 mil estrangeiros. "A expectativa é continuar alcançando números expressivos de crescimento. O foco das políticas de promoção turística será para os países vizinhos. Argentina, Uruguai e Chile são os principais emissores de turistas ao estado", enfatiza Vinicius Lummertz, presidente do o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Já , o Rio Grande do Sul foi quem mais recebeu visitantes de estrangeiros: 1.106 milhão, cerca de 100 mil a mais que em 2015. A cidade de Gramado e a Serra Gaúcha foram os destinos mais procurados pelos estrangeiros, principalmente pelos turistas argentinos.

O Paraná também comemora os números positivos. O estado recebeu 846 mil turistas internacionais em 2016, superando o saldo do ano anterior, de 758 mil. O aumento foi de 10% de fluxo. Em 2017, a tendência continua sendo de crescimento. Nos três primeiros meses desse ano, o número de visitantes no Parque das Cataratas do Iguaçu, um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado, chegou a quase 500 mil, desse total, 220 mil foram estrangeiros.

Com resultados animadores, a Embratur anunciou que  vai continuar apostando nos investimentos de promoção turística na região. No último dia 19, o presidente Lummertz participou de um encontro com a Frente Parlamentar das bancadas dos três estados, que apresentaram o documento “O Sul é Meu Destino”, um plano estratégico que prevê ações em conjunto para popularizar os atrativos da região e impulsionar a ida de visitantes.

“A região sul tem um enorme potencial turístico e já é um destino bastante procurado por turistas de países vizinhos. Vamos trabalhar de forma integrada com os estados para aumentar essa capacidade produtiva do turismo. É importante buscar ofertas de produtos e serviços segmentados que valorizem a comercialização dos roteiros de cada estado”, declarou Lummertz.

Lummertz destacou ainda que uma equipe técnica da Embratur e do Ministério do Turismo está acompanhando a elaboração do projeto de divulgação em parceria com os estados e que Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Florianópolis e Balneário Camboriú (SC) serão as cidades com prioridade na divulgação para o desenvolvimento do Turismo na região.

Depois do encontro em Brasília, representantes da Paraná Turismo, da Santur (Santa Catarina Turismo), do Conselho Catarinense de Turismo e da secretaria de turismo do Rio Grande do sul participaram de uma reunião, em Santa Catarina , na quarta-feira (26), para definir a minuta do documento “O Sul é seu destino” e as estratégias que serão implementadas por cada estado. O objetivo é unir agentes públicos, empresários do turismo da região sul, Ministério do Turismo e Embratur para elaborar um calendário de promoção turística para o divulgar o turismo na região sul.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade