img

Florianópolis, 23/04/2024




TECNOLOGIA

Facebook, Google, GSMA e Take discutem o futuro da mensageria móvel

Publicado em 24/04/2017


Facebook, Google, GSMA e Take discutem o futuro da mensageria móvel



A popularização de aplicativos over the top (OTT) de comunicação instantânea provocaram nos últimos anos uma redução drástica no volume de mensagens de texto (SMS) trocadas entre usuários finais de telefonia móvel.

 Diante deste cenário as operadoras procuram se reinventar, com a adoção de uma plataforma interoperável de mensageria que segue os mesmos moldes dos apps OTT, e cujo padrão tecnológico é conhecido como RCS (Rich Communications Services). Para tanto, conquistaram um aliado de peso: o Google, que oferece às teles uma plataforma de RCS com o propósito que ela se transforme no principal meio de troca de mensagens entre usuários Android no mundo.

Paralelamente, os apps OTT passam por uma transformação, pois estão se tornando “superapps”, ou seja, aplicativos onde o usuário faz de tudo um pouco: troca mensagens, realiza pagamentos, transfere dinheiro, pede pizza, chama um táxi etc. Isso já aconteceu com os apps de mensageria na Ásia, como WeChat e Line, e começa a acontecer com o Facebook Messenger, que já liberou meio de pagamento aos seus usuários dos Estados Unidos

“O futuro da mensageria móvel: onde estamos e para onde vamos?” é o tema do painel do Tela Viva Móvel que irá debater este cenário, com a participação de Fábio Moraes, diretor de estratégia para a América Latina da GSMA; Pérola Cussiano, líder de marketing de plataformas no Brasil do Facebook/Instagram; Roberto Oliveira, CEO da Take; e Silvio Pegado, líder de desenvolvimento de negócios RCS/mensageria na América Latina do Google. O painel será no dia 15 de maio, entre 9h e 10h30, no centro de convenções WTC, em São Paulo, e faz parte do 16º Tela Viva Móvel, seminário organizado por Mobile Time.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...