img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Produção de energia solar cresce 70%

Publicado em 19/04/2017


Produção de energia solar cresce 70%



A cada dia, as fontes renováveis de energia elétrica têm feito parte das escolhas do brasileiro, seja na hora de decidir pelo sistema a ser usado na construção ou reforma da casa, seja na opção da equipe técnica de uma obra de grande porte.

Os números comprovam esta nova e sustentável tendência. Nos últimos dois anos a produção fotovoltaica aumentou em 70% em todo o mundo. A estimativa é de que 90% das unidades existentes tenham sido instaladas neste período.

A previsão da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é de que em 2030, os projetos nessa área devem chegar a 25 gigawatts. Desse total, 68% corresponderiam a usinas de grande porte e o restante à geração distribuída em residências, edifícios comerciais e condomínios. Com esses avanços, a expectativa é de que ocorra um aumento significativo nos percentuais referentes à matriz energética, passando dos modestos 0,02% de 2015 para 10% nos próximos 13 anos.

“São muitas as vantagens financeiras e ambientais ao se optar pela geração de energia solar. Vivemos em um país com abundância de recursos naturais e que necessitam ser mais bem aproveitados”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia. A empresa, especialista em instalações fotovoltaicas tem percebido o aumento na procura por essas instalações, tanto que registrou incremento de 580% em vendas de sistemas de energia solar distribuída, em 2016.

A redução dos custos dos equipamentos de energias renováveis é um dos motivos para o aumento do interesse e do acesso a esta modalidade de geração de energia. Na última década, houve redução de 70% no valor de aquisição da energia solar. Este número gera, ainda, outro dado positivo: o tempo de retorno do investimento reduziu também em 70%. Se antes esta espera era de 25 anos, agora, ela dura, em média, oito.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade