img

Florianópolis, 23/04/2024




ARTIGOS

Portal da Ilha completa 19 anos com a certeza de uma grande responsabilidade jornalística

Publicado em 13/04/2017


Portal da Ilha completa 19 anos com a certeza de uma grande responsabilidade jornalística



Durante todos esses anos o Portal da Ilha Digital se manteve firme no propósito de noticiar os principais acontecimentos relevantes da Grande Florianópolis, e de certo modo, de Santa Catarina e do Brasil. Buscamos sempre estar à frente, com a parceria de diversos jornalistas, colaboradores, assessores de imprensa e de municípios.



Por: Paulo Luis Cordeiro

Quando ele nasceu, dentro de uma antiga escola de informática, no bairro do Estreito, com uma ideia que surgiu quando alguns surfistas sairiam de Florianópolis numa surf trip até Arica e Trujilo no Peru, passando pelo Lago Titicaca na Bolívia, chegamos até este momento mais fortes do que nunca. Graças à visão empreendedora e pioneira daquela época.

Era um dia 10 de abril, trabalhava numa escola de informática, chama-se Starnet, e ficava na rua Fulvio Aducci, no bairro do Estreito. Nesse dia, Cesar Dal Molin Silva, mais conhecido como Cachorrão, surfista e dono de um bar/quiosque na Praia Mole, me procurou para que ajudasse a ele com uma espécie de diário de bordo pela internet, para uma expedição que ele iria fazer com mais três surfistas, saindo de Florianópolis e chegando até o outro lado da América do Sul, no Chile e Peru.

Tudo muito novo, nunca alguém havia feito esse tipo de serviço em Santa Catarina. Imaginem que na mesma época, acontecia na Praia do Vila, em Imbituba, o primeiro e único campeonato de surf de ondas grandes. Com esses dois eventos, nascia o Portal da Ilha. Mas a história começa bem antes disso. Já havíamos criado dois outros sites, portifloripa.com.br (em 1996) e portalfloripa.com.br (em 1997), mas que não foram para frente, apenas um piloto bem inicial.

Imagine criar um website na época, utilizando modens de 56Kbps, usando acesso gratuito através daqueles discadores gratuitos do IG, Ibest e tantos outros que existiam na época. Fazia tudo da minha casa. Era o mundo HTML, bem diferente agora, que é tudo programado em PHP/MySQL, interface responsiva e uso de CSS, Ajax e HTML5.

Não haviam assim, muitos usuários de internet. Saibam vocês que a partir de 1997 iniciou-se uma nova fase na Internet brasileira. O aumento de acessos à rede e a necessidade de uma infra-estrutura mais veloz e segura levou a investimentos em novas tecnologias. Tudo ainda um embrião. Tanto que o projeto do Portal da Ilha foi criado em 1998, um ano depois dessa implementação e aumento da capacidade de conexões.

Em 2000, o Portal da Ilha Digital abriu sua primeira redação, em Barreiros/São José, mas logo mudou-se com sua pequena equipe para o Centro de Florianópolis. Nessa ocasião, fechamos parceria de conteúdo com o portal iG, que durou cerca de 1 ano e 3 meses. Com o fim da parceria com esse portal nacional, continuamos firmes, mantendo ele com nossos próprios recursos, seja cobrindo eventos como a Fenaostra, a Festa do Pinhão, Oktoberfest, Carnaval, Festa da Maçã, e mais recentemente o Rodeio Internacional do CTG Os Praianos.

Chega 2009 e nossa empresa foi procurada pelo portal Brasil 247, durou 6 meses apenas a parceria de conteúdo. A ideia não foi lá muito boa, e ainda bem! Passamos à frente! Seguimos à frente, começamos a cobrir futebol em parceria com um portal de esportes, o SportSC, que foi resgatado por um jornalista brilhante especializado no tema. 

Nossa parceria com assessores de imprensa também foi ampliada, agora focamos no entretenimento, e com o surgimento de nossa web tv, a Urban TV, vamos ampliar ainda mais nossa capilaridade. Mas, novidades vão surgir em breve.

Não é nada fácil manter um portal como esse, com atualização diária, mudanças em layout, acervo de vídeos e fotos. Mas sabemos que tentamos fazer o melhor, que é informar. Nossa equipe é enxuta, responsável naquilo que escreve. Nossos colunistas colaboradores são especialistas naquilo que escrevem, e nos ajudam a impulsionar a audiência.

** Paulo Luís Cordeiro, diretor-executivo e editor chefe do Portal da Ilha Digital.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...