img

Florianópolis, 25/04/2024




CULTURA

Livro apresenta coleção inédita dos primeiros manuscritos sobre árvores e frutas de Santa Catarina

Publicado em 10/04/2017


Rubens Flores
Livro apresenta coleção inédita dos primeiros manuscritos sobre árvores e frutas de Santa Catarina



Documentos que ficaram desconhecidos durante dois séculos foram encontrados por acaso na Biblioteca Nacional de Portugal e são o primeiro relato botânico sobre o Estado

O livro História Natural da Ilha de Santa Catarina – O Códice de Antônio José de Freitas Noronha, da jornalista Marli Cristina Scomazzon em parceria com o pesquisador Jeff Franco e o botânico Daniel Barcellos Falkenberg, será lançado no dia 13 de abril, no Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), às 18h30. A obra de 140 páginas, com selo da editora Insular, conta a história do primeiro registro detalhado das árvores e frutas do Estado.

A coleção de manuscritos, um códice de 38 páginas, foi descoberta por acaso por Jeff Franco, enquanto realizava uma pesquisa sobre Desterro na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. O material que ficou sem conhecimento público durante dois séculos, foi desenhado e descrito em 1803, antes da chegada da Família Real ao Brasil, pelo sargento-mor do Regimento de Tropa de Linha da Guarnição da Ilha de Santa Catarina, Antônio José de Freitas Noronha, natural da Ilha da Madeira.

Desde a descoberta do material até a conclusão do livro foram três anos de estudos e avaliação de material. “Esta passa a ser a primeira pesquisa sobre a botânica de Santa Catarina, sendo, portanto, uma obra de grande importância para conhecimento e para a história do Estado”, explica Marli.

De acordo com a jornalista, transformar a coleta de dados em livro, e descobrir com a ajuda do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e botânico, Daniel Falkenberg, quais eram as espécies mencionadas no documento foi um trabalho intenso. “A nomenclatura e a precisão das características das folhas, dos frutos, o tempo de colheita e como se comem, em alguns casos não eram exatas, tendo em vista que Noronha havia feito apenas um curso de matemática e desenho no Exército. Ele não tinha o conhecimento necessário, o que nos deu mais trabalho e nos exigiu mais dedicação”, acrescenta.

O códice original está extremamente bem conservado, foi digitalizado e está disponível no site da Biblioteca Nacional de Portugal. A descoberta do códice forçou a busca pela identidade do autor, sua profissão e também da motivação para produção do material, o que resultou em muitas pesquisas em bibliotecas, arquivos da Cúria e do Exército. “O que nos chama a atenção é que documentos tão importantes quanto estes podem ter se perdido e com eles, informações sobre a história de Santa Catarina também”, lamenta Marli.

Serviço

O quê: Lançamento do livro História Natural da Ilha de Santa Catarina – O Códice de Antônio José de Freitas Noronha, da jornalista Marli Cristina Scomazzon, Jeff Franco e Daniel Falkenberg

Quando: 13 de abril de 2017, às 19h

Onde: Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina - Av. Hercílio Luz, 523 - Centro, Florianópolis – SC









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade