img

Florianópolis, 24/04/2024




REGIONAL

Conab investe mais de 1,5 milhão na agricultura familiar em Santa Catarina

Publicado em 27/03/2017


Cidasc/Arquivo
Conab investe mais de 1,5 milhão na agricultura familiar em Santa Catarina



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a execução de sete contratos com cooperativas de Santa Catarina para fornecimento de produtos da agricultura familiar.

Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), serão aplicados, ao longo de 2017, R$ 1,57 milhão na compra de 173,9 toneladas de feijão carioca, feijão preto, frutas e hortigranjeiros variados.

Os recursos contemplarão cooperativas de pequenos agricultores dos municípios de Braço do Norte, Maravilha, Lebon Regis e Lages. A Cooperativa Ecológica de Agricultores, Artesãos e Consumidores da Região Serrana, de Lages, executará quatro projetos de agricultores de 12 municípios. Três destes projetos reúnem agricultores de Cerro Negro, Otacílio Costa e Curitibanos, cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

O quarto projeto da Cooperativa de Lages contemplará pequenos produtores estabelecidos em Rio do Sul, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, José Boiteux, Leoberto Leal, Petrolândia, Presidente Nereu e Ubirici. Os recursos devem ser investidos no estímulo à produção de orgânicos.

Foram contempladas, ainda, a Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Maravilha, a Cooperativa de Produção e Comercialização do Vale – Coopervale, de Braço do Norte, e a Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização União do Oeste. Esta última, em Lebon Régis, reúne agricultores familiares assentados da reforma agrária.

Ao todo, a ação contempla 267 pequenos produtores. Os alimentos fornecidos serão destinados à rede socioassistencial cadastrada em todos os municípios citados, cerca de 37 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por 23 unidades recebedoras tais como APAE, CRAS, Fundo Municipal de Assistência Social, entre outras.

Executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o PAA oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, garantia de compra de sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...