img

Florianópolis, 25/04/2024




POLITICA

Audiência Pública vai debater os impactos da Medida Provisória sobre regularização fundiária rural e urbana

Publicado em 24/03/2017


Tânia Rêgo/ABr
Audiência Pública vai debater os impactos da Medida Provisória sobre regularização fundiária rural e urbana



Realizado em conjunto com o IBDU - Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, a AP será na segunda-feira, 27, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19h. 

A Câmara de Florianópolis e o vereador Prof. Lino Peres (PT) convidam para Audiência Pública que vai debater os impactos da MP 759/2016 do Governo Federal, em trâmite no Congresso Nacional e que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, a regularização de terras envolvidas em projetos de assentamentos de reforma agrária, a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal e a venda das terras públicas pertencentes à União.

A MP 759/16 trata da possibilidade de regularização de terras ocupadas irregularmente com casas, condomínios, comércios, indústria e todo tipo de uso e formas de ocupação do solo. O Governo afirma que a MP vai desburocratizar o acesso de moradores de imóveis construídos em áreas irregulares às escrituras dos terrenos, passando a ter o chamado “direito de laje”, e agilizar e reduzir custos de ações de regularizações.

Mas diversos especialistas e entidades como o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Urbano (IBDU) já se pronunciaram publicamente contra a ação e afirmam que por trás do discurso oficial há uma tentativa de privatização de terras através da titulação individual. 

Para debater o tema, além do vereador Prof. Lino Peres, arquiteto e doutor em Urbanismo, os debatedores convidados são Henrique Botelho Frota, advogado e secretário executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), e Rosane de Almeida Tierno, advogada especialista em Regularização Fundiária que já trabalhou no Ministério das Cidades. Outros debatedores já foram convidados e poderão compor a mesa. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade