img

Florianópolis, 24/04/2024




TECNOLOGIA

Torneio de Robótica receberá projetos de estudantes de Florianópolis

Publicado em 25/02/2017


FIESC
Torneio de Robótica receberá projetos de estudantes de Florianópolis



Escola municipal do Bairro Pantanal apresentará dois projetos que receberam orientação do SESI São José

Duas equipes da escola municipal Beatriz de Souza Brito, localizada no Bairro Pantanal, em Florianópolis, representarão a Vice-presidência Regional Sudeste da FIESC no Torneio de Robótica First LEGO League (FLL), em Blumenau, nos dias 4 e 5 de março. Cada equipe é formada por seis integrantes com idades de 11 a 14 anos.

Uma parceria entre o SESI, unidade São José, com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) possibilita que cerca de 60 alunos participem das aulas de robótica, e dois projetos orientados pelo professor de robótica do SESI, Hugo Fernando Gomes, foram selecionados para o Torneio. Os projetos “Locais apropriados para os animais”, da equipe Robô Ninja, e os “Cuidados com cavalos abandonados”, da equipe Robótica Floripa, foram iniciados em outubro de 2016.

“A robótica e o torneio são essenciais na vida dos alunos, pois a todo momento é trabalhado espírito de equipe, organização, parte cognitiva, respeito, coordenação motora, tudo aliado aos materiais e programações disponibilizados pela LEGO”, afirma o professor.

A escola possui histórico na competição e em 2014, um projeto orientado por Gomes, ficou em 2º lugar na etapa Design do Robô. O Torneio de Robótica estimula estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros e, além do projeto de pesquisa, com o tema Animal Allies (animais aliados), os adolescentes são desafiados a construir, testar e programar um robô autônomo utilizando a tecnologia LEGO.

A competição em Blumenau reunirá 30 equipes, com aproximadamente 250 estudantes, entre 9 e 16 anos, que serão avaliadas em quatro etapas: desafio do robô - desempenho do robô na mesa de competição; design do robô - desempenho técnico; projeto de pesquisa - o trabalho de pesquisa da equipe com o tema proposto pelo torneio e as soluções inovadoras para os problemas de interação entre homens e animais; e core values - valores fundamentais da vida, como inclusão, respeito e trabalho em equipe.

Três equipes serão classificadas para a etapa nacional, que será realizada em Brasília, de 17 a 19 de março. A Vice-presidência Regional Sudeste da FIESC também conta com mais duas escolas que apresentarão projetos no Torneio de Robótica, uma de Florianópolis e outra de Antônio Carlos.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade