img

Florianópolis, 25/04/2024




COMUNIDADE

Turista estrangeiro estranha a grande poluição visual em Florianópolis

Publicado em 19/02/2017


Paulo Luís Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Turista estrangeiro estranha a grande poluição visual em Florianópolis



Christopher Matera é engenheiro civil, com dupla cidadania, divido residência entre Maratea, na Itália, e Northampton, nos Estados Unidos. Esteve na Lagoa da Conceição em Florianópolis por 2 semanas em janeiro de 2017. Enviou para o Portal da Ilha essa carta de desabafo em que publicamos à seguir. Serve de alerta.

Que lugar explendido devia ser Florianopolis antes que os esgostos, shopping malls e outdoors fossem espalhados por toda a ilha.  Como é possível que os humanos chamem de “progresso” tamanha destruição de um lugar paradisíaco?

Para um futuro saudável, CASAN deveria fazer muito mais para limpar os esgostos. A cidade precisa parar com a expansão infinita de construção de shopping malls e Florianópolis deveria banir as publicidades em outdoors espalhados pela cidade.

Nestas três questoes, a forma mais fácil de dar esperança para o futuro e começar a mostrar algum respeito pela beleza natural da ilha é seguir o exemplo de São Paulo e proibir outdoors. Eu já visitei 30 países e nunca vi um lugar tão lindo assim tão profanado devido à tamanha poluição visual como Florianópolis.  

Estes outdoors extremamemente feios não apenas destroem a beleza da paisagem externa da cidade como também impactam a paisagem interna dos humanos que são negativamente afetados pela quantidade insana de uma comercialização grosseira do mundo moderno. Florianópolis se vende como um lugar para viajantes e turistas que precisam de uma pausa em suas vidads estressantes, mas quando viajamos em torno da ilha, a sensação é de estarmos preso em uma armadilha de comerciais infinitos sem a possibilidade de escaparmos deles.

99.9% dos residentes e visitantes de Florianópolis se beneficiarão se a cidade colocar abaixo esses terríveis outdoors, como São Paulo fez. Esta cidade, que já foi tão bonita, deveria parar de ouvir os multimilionários que poluem paisagens interiores e exteriores e, em vez disso, deveria começar a trabalhar para proteger a beleza natural e o espírito humano para todos nós.

Christopher Matera
Maratea, Itália









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...