Florianópolis, Santa Catarina

Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017

CULTURA

Apresentação do espetáculo Ubu Rei no Teatro da UFSC

Publicado em 08/11/2016 - 03:05:30

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, o Teatro da UFSC será palco do espetáculo ?Ubu Rei?, com direção de Carmen Fossari e elenco formado por alunos da Oficina Permanente de Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.


Larissa Helena Pinho
Apresentação do espetáculo Ubu Rei no Teatro da UFSC

A peça escrita por Alfred Jarry  marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França e apresenta personagens que reverberam nos dias atuais no cenário político brasileiro. A encenação conta uma linguagem interativa de mídia visual, obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. Terá início às 20h, é gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.

O Espetáculo

A peça Ubu Rei foi escrita por Alfred Jarry aos 15 anos de idade como uma brincadeira escolar para ridicularizar um professor, que inspirou a criação do personagem. Ela marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França, no início do século XX. Pai Ubu, um oficial de confiança do Rei da Polônia, é instigado por sua mulher, Mãe Ubu, a assassinar o rei e assumir o trono. Depois de relutar em um primeiro momento é convencido a levar adiante o plano de sua esposa e passa a contar com a ajuda de Capitão Bordura. Usurpada a coroa, pai Ubu tenta ganhar a simpatia das pessoas, mas logo se transforma num cruel ditador. 

O processo de montagem da peça teve início com um estudo de mesa, que trouxe a compreensão detalhada da obra. Em dezembro de 2015 foi apresentada uma leitura encenada, com Gustavo Dutra como Pai Ubu. Nesta temporada, além de contar com dois atores convidados, Marcos Willerding e Valdir Silva, a diretora Carmen Fossari optou por trazer elementos da linguagem clássica no figurino e nos slides contando com uma linguagem interativa de mídia visual, inserindo obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. São elementos indicativos de situações ou espaços servindo de cenografia virtual. Essa nova versão foi recentemente apresentada no Experimenta, que aconteceu na UFSC entre os dias 23 e 27 de outubro.

No elenco, estão os alunos da Oficina Permanente de Teatro que participaram dos cursos ministrados pelo professor Pablo Evoé (da Escola de Teatro Evoé, de Lisboa), no primeiro semestre e por Mhirley Lopes, no segundo semestre. Os alunos cursaram ainda História do Teatro, Dramaturgia Clássica e Interpretação (método Stanislavski) com Carmen Fossari.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo “Ubu Rei”

QUANDO: 11, 12 e 13 de novembro de 2016, às 20h.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro da UFSC.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

DURAÇÃO: 70 minutos

CONTATO: Departamento Artístico Cultural da UFSC 










Procurando algum produto ou serviço?


Publicidade










(c) 1998-2017
Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Plataforma proprietária de gestão