img

Florianópolis, 20/04/2024




REGIONAL

Fórum debate inserção definitiva do biogás na matriz energética brasileira

Publicado em 24/10/2016


Guilherme Garcia
Fórum debate inserção definitiva do biogás na matriz energética brasileira



O aproveitamento energético dos resíduos por meio do biogás tem sido assunto cada vez mais presente nas diversas esferas da sociedade. Em viagem a São Paulo, o deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, Natalino Lázare (PR), representou Santa Catarina na terceira edição do Fórum do Biogás.

O evento, promovido pela a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás), é considerado o mais importante do setor da América latina e debateu, nos dias 19 e 20 deste mês, as políticas públicas, perspectivas e necessidades para a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.

Esse interesse crescente é devido, especialmente, ao fato de as vantagens do biogás não se limitarem a geração de energia, mas pelo mesmo auxiliar na redução de emissões de metano e de dióxido de carbono na atmosfera. “Nós propusemos na Assembleia Legislativa um projeto de lei específico para darmos uma alternativa econômica aos dejetos de animais e ao lixo urbano. O projeto foi apresentado ao governador Raimundo Colombo que determinou a criação de um grupo de trabalho que estudasse alternativas como um marco regulatório e um estudo de viabilização econômica”, destaca Lázare.

O deputado ressalta que o processo é liderado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina e tem a coordenação da Fundação de Amaro à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina. “O projeto está indo bem, há o envolvimento de técnicos de diversos setores e tenho a esperança de que no próximo ano teremos uma solução ambiental e uma alternativa econômica tanto para o campo quanto para a cidade”, afirma.

O evento contou com representantes das maiores autoridades sobre o assunto, vindo de empresas transmissoras, geradoras, profissionais do setor e de toda a cadeia envolvida no segmento. Na avaliação do presidente da Abiogás, Cícero Bley Jr., o Fórum mostra que o setor de biogás está mais maduro no Brasil em relação aos anos anteriores e comprova a consolidação de uma indústria nacional do biogás e do biometano.

“O setor está regulamentado, a energia elétrica produzida pode ser comercializada no mercado livre com 100% de incentivos nas tarifas de uso do sistema de transmissão e distribuição, pode participar dos leilões de energia regulado e é reconhecido como similar ao gás natural”, diz Bley.

Entretanto, esse insumo ainda é negligenciado no Brasil. São 115 mil GWhs/ano de energia elétrica a partir de resíduos orgânicos agroindustriais, da agropecuária e urbanos são desperdiçados gerando emissões involuntárias de metano e CO2, sem uso energético.

Durante o evento também foram apresentados cases de sucesso envolvendo o biogás e o biometano, como a Termoverde de caieiras, a maior termoelétrica do Brasil movida a energia renovável, e o projeto de geração de biometano no estado do Rio Grande do Sul com base no Atlas das Biomassas. Um projeto de P&D que motivou uma chamada pública para a comercialização de 200 mil metros cúbicos/dia do energético.

Biodigestor

Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os produtos obtidos são: o biogás para a queima direta ou para a geração de eletricidade e biometano e o digestato (biodigerido) que deve se transformar em biofertilizante (seco, semi-seco ou líquido), todos mineralizados.

O biogás é um combustível. Se usado para a geração de eletricidade é enviado através de canalização para motores, que geram a energia a ser distribuída em rede elétrica ou utilizada na propriedade. Se usado para a produção de biometano é igualmente enviado por canalização a um depurificador que produz o biometano e o CO2, amos com valor comercial.

O biometano tem qualidades técnicas similares ao gás natural, definidas pela resolução 8/2015 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e pode ser comercializado em botijões ou disposto na rede de distribuição de gás natural.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade