img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

FIESC sedia Seminário Internacional de Educação

Publicado em 20/10/2016


Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press
FIESC sedia Seminário Internacional de Educação



 A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realiza nesta quinta-feira, dia 20, a quarta edição do Seminário Internacional de Educação com especialistas dos Estados Unidos, Chile e Colômbia.

O evento, promovido por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, abordará neurociência e iniciativas da América Latina para elevar a qualidade dos sistemas educacionais. 

Pela manhã, Soo-Siang Lim, da Science Foundation (EUA), abordará a neurociência como ferramenta de estudo da aprendizagem. O professor Roberto Lent do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai falar sobre ciências para educação. O sono e o desenvolvimento cognitivo serão os temas abordados por Fernando Louzada, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na sequência, os três participam de debate mediado pelo consultor do Movimento SC pela Educação e diretor de inovação e articulação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos.

À tarde, os participantes conhecerão movimentos voltados à educação na América Latina com relatos de Chile e Colômbia. Carolina Meza, da Fundación Empresarios por la Educación fala sobre a iniciativa de empresários colombianos, semelhante ao Movimento catarinense que iniciou com a sensibilização da indústria para o tema educação. A socióloga chilena Mirentxu Anaya detalhará as ações da fundação Educación 2020, que teve origem em um movimento que busca a qualidade e a equidade na educação chilena. A fundação trabalha impulsionando políticas públicas que promovam esta mudança.

Guia Educa RH – Durante o seminário, a FIESC lança a publicação Guia EducaRH, que reúne ideias produzidas por 595 profissionais de recursos humanos. Ao longo de 2015, eles participaram dos encontros EducaRH, promovidos pela entidade em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC). O objetivo do guia é orientar a estruturação de planos de desenvolvimento de pessoas mais assertivos em relação à qualificação dos trabalhadores. 

A FIESC realizará ainda a entrega do Prêmio Santa Catarina pela Educação. Ao todo, 15 empresas e sindicatos serão reconhecidos por suas boas práticas voltadas à qualificação do trabalhador. Saiba mais sobre o prêmio clicando aqui

Confira a programação completa:
 
8h30 – Credenciamento

9h – Abertura – Glauco José Côrte, presidente da FIESC

Ciências para o século 21 – nova contribuição para a educação 
9h30 - Neurociência e Educação – Novas Oportunidades de Estudar a Aprendizagem 
Soo-Siang Lim, da Science Foundation (EUA)

10h10 - Ciências para Educação: o futuro ao nosso alcance 
Roberto Lent, do Instituto de Ciências Biomédicas (UFRJ)

10h50 – Sono, Desenvolvimento Cognitivo e a Escola Ideal 
Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

11h30 - Painel com os palestrantes – Mediador: Mozart Neves Ramos, diretor de inovação e articulação do Instituto Ayrton Senna

12h - Almoço 

Movimentos na América Latina pela educação
13h15 – Entrega do Prêmio Santa Catarina pela Educação
13h45 – Carolina Meza, da Fundación Empresarios por la Educación (Colômbia)
14h20 - Mirentxu Anaya, da Educación 2020 (Chile)
15h – Priscila Fonseca da Cruz, do movimento Todos pela Educação (Brasil)
15h45 – Glauco José Côrte, da FIESC, Movimento Santa Catarina pela Educação

16h20 – Painel com os palestrantes – Mediador: Mozart Neves Ramos, diretor de inovação e articulação do Instituto Ayrton Senna

17h – Encerramento









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade