img

Florianópolis, 16/04/2024




CULTURA

Feira da Freguesia comemora Semana Açoriana com edição especial neste domingo (23)

Publicado em 18/10/2016


Feira da Freguesia comemora Semana Açoriana com edição especial neste domingo (23)



A 25ª edição do evento reunirá música, arte e gastronomia das 11h às 19h30min, no Centro Histórico de São José

Em São José, a Semana Açoriana será comemorada com uma edição especial da Feira da Freguesia, evento cultural que reúne música, artesanato e gastronomia. Diversas atrações artísticas e apresentações musicais serão oferecidas gratuitamente para a população josefense neste domingo (23), das 11h às 19h30min, na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José.

A 25ª edição da Feira da Freguesia será realizada em comemoração à Semana Açoriana, celebrada no dia 26 de outubro, data em que os açorianos chegaram a São José, de acordo com aLei Municipal 5.038/2010. Este ano, a celebração ocorrerá entre os dias 23 e 30 de outubro.

Das 11h às 19h30min, os visitantes poderão conhecer as exposições da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros “Brincando de fazer Arte”, na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira; e “Peixes da baía de São José”, no Museu Histórico de São José. No mesmo horário, a exposição DiverCidade da Associação dos Artistas Plásticos de São José também estará no Museu.

A Academia de Letras de São José, também localizada no Centro Histórico, será palco para a exibição do filme “Dona Bilica: Naquele Tempo e Versos da Ilha”, por meio do Projeto Cinema na Praça. Enquanto isso, os alunos da Escola Básica Albertina Krummel Maciel farão a exposição do varal literário com o tema “Açorianidade”, na Praça Hercílio Luz.

A abertura oficial do evento será às 11h com a vinda da Família Real e a Cantoria do Divino. Em seguida, haverá apresentações do Grupo Mixtura, do Grupo Infantil de Dança Açoriana e do Boi-de-mamão de Bombinhas.

A programação segue às 14h com declamação de poesia pela Academia de Letras de São José; Oficina de Boi-de-mamão em barro com D. Martinha; Oficina de Pão por Deus; Visita Guiada pelo Centro Histórico e Palestra “As histórias Açoriana de Peninha” e “De Parintins, uma viagem à Feira da Freguesia”, com professor Acyr, na Academia de Letras.

O manezinho de ilha Odilho subirá ao palco às 14h30min com o “Stand Up Açorianidade”. Logo após, a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros apresentará a obra “Nas Mãos dos Oleiros: O desafio de transformar o Barro”.

Na Biblioteca Municipal, às 15h30min, as crianças poderão participar da Contação de História com Vânia Schwenke. Já no Palco, os visitantes poderão assistir às apresentações do Grupo Alegria de Viver, do Pântano do Sul; ao Grupo Querência Açoriana, de São José; e ao Coral Cidade de São José.

Para encerrar a programação, os fiéis católicos poderão participar da missa na Igreja Matriz, às 19h, e ainda assistir ao show de Fado do cantor português Mário Moita, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, às 19h30min, no Centro Histórico.

Promovida pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, a Feira da Freguesia busca aproximar a população de São José da tradição açoriana, da cultura e da arte. Tradicionalmente, o evento ocorre sempre no segundo domingo do mês.

Serviço
O quê: Feira da Freguesia especial da Semana Açoriana
Quando: domingo (23), das 11h às 19h
Onde: Centro Histórico de São José
Entrada: Gratuita









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade