img

Florianópolis, 18/04/2024




ARTIGOS

Conhecer o orçamento da prefeitura é a primeira missão do novo prefeito

Publicado em 04/10/2016


Conhecer o orçamento da prefeitura é a primeira missão do novo prefeito



Em breve será novo Ordenador de Despesas, assumindo assim todas as responsabilidades do uso dos recursos públicos, e as transgressões serão punidas através da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF.

Já o prefeito que encerra o mandato, tem na LRF, série de obrigações, por exemplo: não autoriza nem incentiva a quebra de contratos ou a “maquiagem contábil”. O comportamento do gestor público deverá pautar-se pela prudência, evitando contrair despesas sem que tenha certeza de que haverá condições financeiras para saldá-las.

Ter a noção exata do novo orçamento da prefeitura é a primeira missão do novo prefeito, que em breve será novo Ordenador de Despesas, assumindo assim todas as responsabilidades do uso dos recursos públicos, e as transgressões serão punidas através da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF”.

O Cientista Político Sérgio Gomes registra que necessita o novo escolhido conhecer a situação em que se encontra a Prefeitura, seus compromissos com as empresas; com seu quadro de colaboradores; os projetos e programas em andamento, tudo, para que o dinheiro imposto às pessoas físicas e jurídicas de cada Cidade não seja desperdiçado e para quem vai comandar a partir do dia primeiro de janeiro do ano subsequente a eleição possa, com base em documentos, decidir como gerir os próximos quatro anos. As equipes de transição analisem documentos como os relatórios da LRF (Relatório de Gestão e Relatório Resumido de Execução Orçamentária), principalmente aqueles que apresentam as disponibilidades de caixa, as despesas com pessoal, o nível de endividamento, juntamente dos convênios em curso e que deverão ser objeto de prestação de contas pela nova administração.

É necessário, nesse caso, que a administração que encerra seu mandato forme equipe de transição que será responsável pela elaboração de relatórios e a separação daqueles documentos (mesmo em versão preliminar) comprobatórios do cumprimento das regras com despesas com pessoal, restos a pagar, nível de endividamento, serviços terceirizados, convênios, processos judiciais em andamento etc. Esse procedimento garante a transparência e a responsabilidade do administrador público em relação à continuidade da administração.

A Administração que assume também deverá constituir sua equipe de transição entre profissionais qualificados que possam se debruçar sobre as informações disponíveis e apresentar relatórios consistentes a respeito da saúde econômica e financeira do Estado ou Município. Nesse caso, e a título de exemplo, havendo um volume de Restos a Pagar superior às disponibilidades de caixa (referentes às despesas de competência dos últimos oito meses) o novo governante deverá ser informado para dar ciência aos órgãos de controle (Tribunais de Contas e Controladorias).

O Advogado Luiz Carlos de Freitas Junior, explica que a “Gestão Fiscal Responsável, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei nº 101/00 – determina que os Prefeitos precisam obrigatoriamente preparar o final de seu mandato, para que quando da passagem de suas responsabilidades para quem assumir este cargo, em 2017, não existam dificuldades para dar continuidade no Orçamento Público”.

E ainda é importante frisar que o Código Penal estabelece penalidades de até 04 (quatro) anos de reclusão em muitos desses casos de descumprimento da legislação orçamentária para o gestor que sair de seu mandato com pendências nesta área, e obviamente o Prefeito que assumirá este cargo possui a obrigação de revisar as contas entregues.

Por isso, as equipes de transição, analisam os documentos, os relatórios da LRF (Relatório de Gestão e Relatório Resumido de Execução Orçamentária), principalmente aqueles que apresentam as disponibilidades de caixa, as despesas com pessoal, o nível de endividamento, juntamente dos convênios em curso e que deverão ser objeto de prestação de contas pela nova administração.

Desta forma a transição, entende Adm. Adriano Carlos Ribeiro, este é o momento para planejar os primeiros cem dias, firmando pacto com seu plano de governo e a sociedade, tendo ações de médio longo prazo, sempre olhar atento às demandas sociais e de continuidade das ações de saúde, educação e assistência social.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade