img

Florianópolis, 16/04/2024




ARTIGOS

Aula para nunca mais esquecer

Publicado em 29/09/2016


Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press
Aula para nunca mais esquecer



Será possível crianças utilizarem o celular para fins mais construtivos, digamos assim, do que a caça de pokémons e a prática de joguinhos eletrônicos?

Se depender dos 27 alunos da 5ª série da Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse, de Criciúma, que recentemente visitaram o Centro de Educação Ambiental da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, no sul do Estado, a resposta é um esperançoso “sim”.

Mal o ônibus fretado estaciona e já se escuta a voz da professora Cristina de Lima, 49 anos, tentando conter a excitação dos meninos e meninas com idades entre 10 e 12 anos. Eles desembarcam em fila indiana e depois de poucos passos chegam à sede do Centro onde são aguardados por Micheli Ribeiro Luiz. A seu lado está Joel Casagrande, chefe da Reserva criada em 1983, com 7.672 hectares nos municípios de Treviso, Nova Veneza, Morro Grande e Bom Jardim da Serra, além de Siderópolis.

Bióloga, Micheli, 38 anos, é coordenadora, pesquisadora e educadora do Instituto Felinos do Aguaí, uma ong responsável pela criação e manutenção do Centro instalado no entorno da Reserva. Ela recebe os pequenos visitantes carinhosamente e avisa que o passeio será dividido entre algumas informações fornecidas ali mesmo e uma caminhada por uma trilha denominada de interpretativa.

– O que vocês vão dizer para Micheli? – cobra Cristina aos pupilos.

– Bom dia, Micheli – brada em coro a turminha a plenos pulmões.

– Agora guardem e desliguem os celulares. Olha que eu trouxe o chicote na bolsa – brinca a professora, sem saber que ali não há sinal para os aparelhos.

Como sabe que lá sinal de celular é ficção, a bióloga permite que os alunos continuem segurando seus telefones. E a autorização transforma os aparelhos em potentes gravadores de áudio, de vídeos, em máquinas fotográficas, armazenadores na manhã da quinta-feira, 15 de setembro, de informações vitais para uma prova ou um trabalho que Cristina promete aplicar.

A aula inclui um detalhado relato sobre os felinos silvestres ali existentes. São eles a onça pintada, o leão baio, o puma e a jaguatirica, uma espécie de onça pintada em miniatura, o jaquarundi e o gato maracajá. Pesquisas realizadas pelo Instituto Felinos do Aguaí ao longo dos 10 anos de existência da ong. comprovam, no entanto, que todos estão ameaçados de extinção.

A explicação entristece os ouvintes de Micheli. Os animais que servem de alimentos aos felinos, como a paca, a cutia, o quati e a capivara, bem como os veados e tatus, são comumente abatidos por caçadores. Sem ter o que comer em seu habitat natural, os felinos acabam vítimas de emboscadas quando invadem as propriedades rurais onde ameaçam plantações e criações de animais.

CAMINHO DOS TROPEIROS

Após um lanche, o grupo começa a percorrer a chamada trilha interpretativa idealizada pelo Felinos do Aguaí em conjunto com a Fatma. Cicerone ágil e receptiva a todo tipo de pergunta, Micheli chama a atenção para a importância geológica, geográfica, hídrica e histórica da reserva. Sobre o aspecto histórico ensina:

– Vocês estão percorrendo um pedaço da Trilha dos Tropeiros ou Trilha de São Pedro ou o Caminho de Tropas de São Pedro – informa, referindo-se a um caminho construído em 1895, no governo Hercílio Luz, ligando a sede da colônia de Nova Veneza, no alto da serra, na região de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Lages.

A criançada espicha o pescoço para o alto da montanha com quase 1.500 metros de altitude imaginando uma fileira de cavaleiros e tropas apinhados no corredor aberto na montanha de quase 1.500 metros de altitude. Da serra trazia-se o pinhão, o charque e o queijo. Do litoral, levava-se o sal e as farinhas de milho e de mandioca.

A cada parada novas informações vão surpreendendo e mais fotos são armazenadas na galeria dos celulares, como as das bromélias. Mesmo sem ainda estarem com flores, elas recebem especial dos pequenos desbravadores. Afinal, eles descobrem que a planta típica da Mata Atlântica, funciona como um mini ecossistema da natureza: a água da chuva armazenada em suas folhas abauladas mata a sede de pássaros, bugios, macacos prego e outros pequenos animais.

AGUA PURA

Quase ao final do passeio, de duas horas entre ida e vinda, a gurizada é apresentada ao Rio da Serra. Este, depois de se encontrar com o Rio da Mina transforma-se no Rio São Bento, um dos formadores da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

– Mas cadê a água?– indaga Lucas da Silva Baesso, 11 anos, o mais perguntador da turma, ao ver apenas pedras secas no leito do rio. Logo descobre que nas épocas de estiagem a água daquele e de vários outros rios da Reserva corre apenas embaixo das pedras. Mas como para toda regra há uma exceção, alguns metros adiante ele e os colegas surpreendem-se com um trecho do rio onde a água chega até os tornozelos.

É tanta emoção e encantamento que Mateus de Assunção, 12 anos, só espera Micheli atestar a potabilidade da água para deitar-se de bruços no leito pedregoso e matar a sede daquele quase meio-dia.

A visita está quase acabando e Micheli faz um alerta:

– Cada vez que abrirem as torneiras em casa saibam que estarão usando a água da Barragem de São Bento, formada por rios da Reserva do Aguaí. Não desperdicem. Isso também serve para quem mora em Forquilhinha, Içara, Maracajá, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Siderópolis.

Quase às 15 horas, a despedida. É necessário percorrer os 32 quilômetros que separam o Centro de Educação Ambiental da cidade onde estudam, em Criciúma. Todos estão cansados e suados, mas nunca mais serão os mesmos mas depois do que aprenderam com Micheli. Certamente, a luta pela sustentabilidade do planeta acaba de conquistar novos adeptos.

Imara Stallbaum
Jornalista, MTb/RS-3804 JP


Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press
Aula para nunca mais esquecer



Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press
Aula para nunca mais esquecer










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade