img

Florianópolis, 25/04/2024




TECNOLOGIA

Symantec aponta Internet das Coisas (IoT) como alvo para ataques DDoS

Publicado em 27/09/2016


Symantec aponta Internet das Coisas (IoT)  como alvo para ataques DDoS



Em 2015, houve recorde de ciberataques aos dispositivos da Internet das Coisas (IoT), com o surgimento de oito novas famílias de malwares. Esses ataques estão infestando um número crescente de dispositivos, sem que seus proprietários se deem conta.

Os grupos de ciberataque se multiplicaram graças à falta de segurança em muitos dispositivos da IoT, que os tornam alvos tão fáceis a ponto de serem invadidos por malwares pré programados com senhas padrão de uso comum. Apesar das previsões sobre o possível sequestro de automação e do controle do sistema de segurança de casas, o que se tem constatado é que os ciberatacantes estão mais interessados em adicionar os dispositivos invadidos a um botnet e usá-los  ​​para distribuir negação de serviço (DDoS).

Somente em setembro, o fornecedor de segurança Sucuri constatou um grande ataque DDoS lançados a partir de três diferentes tipos de botnets (redes de botnet CCTV, botnet roteador doméstico e servidores Web comprometidos).

Esses ataques provenientes de múltiplas plataformas da IoT ao mesmo tempo devem se intensificar num futuro próximo, em função do aumento da quantidade de dispositivos embarcados conectados à internet.

Dispositivos Vulneráveis

A maioria dos malwares tem como alvo os dispositivos embarcados da Internet das Coisas não-PC. Muitos são acessíveis pela internet, mas, seu sistema operacional e potência de processamento limitados não permitem a inclusão de quaisquer recursos de segurança avançados. Esses dispositivos embarcados são frequentemente criados para serem conectados e esquecidos logo depois de um processo de instalação muito básico.

Muitos não obtêm quaisquer atualizações de firmware ou os proprietários não conseguem aplicá-las, e a tendência é que sejam substituídos quando chegarem ao fim do seu ciclo de vida. O resultado é que qualquer infecção de tais dispositivos pode passar despercebida para seus proprietários, e isto é um grande atrativo para os ciberatacantes.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade