img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Comitê para Democratização da Informática completa 15 anos de atuação em Santa Catarina

Publicado em 26/09/2016


Comitê para Democratização da Informática completa 15 anos de atuação em Santa Catarina



Comitê para Democratização da Informática de SC oferece projetos que ensinam programação e montagem e manutenção de computadores para crianças e jovens, gratuitamente

Em 2015, o setor tecnológico foi responsável por cerca de 5% do PIB de Santa Catarina e gerou mais de 47 mil postos de trabalho, segundo estudo realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia em parceria com a Neoway. Com o objetivo de conectar esse mercado em expansão e os jovens que têm interesse em trabalhar na área, o Comitê para a Democratização da Informática atua há 15 anos no estado, ensinando programação e montagem e manutenção de computadores para crianças e jovens.

A ONG nasceu em 1995, no Rio de Janeiro, com o propósito de levar a inclusão digital para os moradores do morro Dona Marta. Logo, o projeto se desenvolveu e ganhou outros espaços. A regional catarinense foi criada em 2001, com sede em Florianópolis. Desde então, o Comitê já impactou a vida de mais de 30 mil pessoas no estado. No começo, o maior desafio era ensinar as pessoas a se relacionar com a tecnologia. Agora, a meta é incentivar o empoderamento digital.

“A inclusão digital está feita, a maioria das pessoas já tem acesso à internet e a equipamentos eletrônicos de alguma forma. Queremos agora promover o empoderamento dos jovens por meio da tecnologia. Para isso, mostramos, por exemplo, que  com um smartphone ou computador, eles podem ajudar a comunidade onde moram e empreender” explica Heitor Blum, presidente executivo do Comitê em Santa Catarina.

Projetos

No ano em que completa 15 anos de atuação no estado, a ONG está com seis projetos em desenvolvimento em Santa Catarina. Em Florianópolis, é realizado o Floripa Apps, que incentiva crianças e adolescentes a pensarem em problemas de suas comunidades e programarem aplicativos para solucioná-los; o Projeto Fênix, que ensina montagem e manutenção de computadores a partir de material eletrônico reciclado; o Projeto Recode, que capacita professores da rede estadual a  programarem aplicativos e jogos para serem utilizados em sala de aula; e o Aprendendo a Programar Games, projeto que está com inscrições abertas e vai ensinar programação de jogos para jovens.

Em âmbito estadual, o Comitê desenvolve o Projeto Escola Rural, em Vitor Meireles e Major Vieira, que ensina crianças e adolescentes a programarem aplicativos voltados para os problemas das comunidades rurais, além de manter diversas parcerias para a coleta de Lixo Eletrônico, em municípios como Joinville, São José e Florianópolis.

Em parcerias com outras entidades sociais, a ONG mantém diversas iniciativas voltadas para a formação em informática básica, stop motion, leitura digital, entre outras atividades que ensinam uma visão crítica do mundo a partir do uso da tecnologia.

Consolidação

Os projetos atendem jovens de sete a 24 anos e são gratuitos. Além de ensinar uma nova profissão, a ONG incentiva o engajamento social. “Com isso, queremos dar mais oportunidades dos jovens se inserirem no mercado de trabalho, seja como funcionário ou empreendedor, e se tornarem cidadãos conscientes e que utilizem as tecnologias para seu aprendizado”, destaca Cleusa Kreunsch, coordenadora pedagógica do Comitê.

Pelo trabalho desenvolvido, o Comitê conquistou o título, em 2004, de organização de utilidade pública municipal, por meio da Lei 6494. Em 2011, a ONG foi reconhecida como organização de utilidade pública estadual, por meio da Lei 15.565 de 21 de setembro do mesmo ano.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade