img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Manifestação contra a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos em Ratones

Publicado em 23/07/2016


Paulo Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Manifestação contra a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos em Ratones



Manifestação contra a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos em Ratones mobilizou moradores do bairro de Ratones neste sábado, dia 23/07, as 10h, no trevo de acesso à localidade, junto a SC 401.



Por: Paulo Luis Cordeiro

A estação poderá receber 250m3 de esgoto diários, o que corresponde a um fluxo de aproximadamente 45 caminhões limpa fossa circulando diariamente no bairro e passando por dentro do Loteamento Ilha de Ratones. 

Parecer técnico do ICMBio após análise do projeto da empresa diz que a área é sujeita a inundação e a Bacia Hidrográfica não comporta o recebimento de efluentes, colocando em risco o berçário de tainhotas, robalos e outras espécies. O laudo solicita “URGENTEMENTE que a FATMA e Município de Florianópolis suspendam imediatamente as licenças e alvarás emitidos para o empreendimento em tela. Tal suspensão se faz necessária em função da iminência da ocorrência de grave degradação ambiental”. 

A Empresa Rotária do Brasil Ltda obteve licenças ambientais para o empreendimento, mas moradores questionam vários pontos, e acionaram os Ministério Público Federal e Estadual para impedir o início das operações.

Os moradores também constataram que houve a retirada de árvores de espécies nativas (como olandi e casqueira), consideradas floresta primária, sem licença para os cortes, que foram feitos A NOITE. Apontam ainda que foram erguidas edificações em loteamento irregular e, mesmo nessa condição, a CASAN colocou relógios.

Detalhes do parecer técnico do ICMBIO

Trata-se o presente de análise da documentação apresentada pela empresa Rotária do Brasil Ltda. (ROTÁRIA) em atendimento a Notificação no 3782-B, lavrada em 30/06/2016, a qual consiste em projetos, alvarás e licenças relativos a implementação de empreendimento de “sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários” a ser implementado na rua “C” do loteamento “Residencial Ilha Ratones”, localizado no bairro Ratones, Florianópolis-SC (Coord. 27°30’14,85”S 48°28’53,60”O).

A presente análise foi realizada por solicitação do chefe da Estação Ecológica de Carijós, considerando a participação desta unidade de conservação em reunião da Associação de Moradores de Ratones (AMORA), realizada no dia 13/07/2016, às 20:00h, na sede da referida associação no bairro Ratones, onde os pontos de pauta estavam relacionados com o referido empreendimento. Inicialmente cabe considerar que, apesar da documentação apresentada pela ROTÁRIA conter licenças, alvarás e projetos relativos ao empreendimento em tela, tal documentação é insuficiente para uma análise completa sobre o empreendimento, pois se encontram ausentes da documentação apresentada parâmetros importantes para a avaliação conclusiva quanto a todas as possibilidades de impacto ao meio ambiente.

Tais parâmetros consistem basicamente na caracterização dos efluentes e volumes que serão operados pelo “sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários” em que consiste o empreendimento, o qual, pelo que consta da documentação apresentada, consiste em Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) direcionada a recepção de esgotos coletados por caminhões auto vácuo.

(...)

Os remanescentes florestais afetados pela implantação do empreendimento são considerados como área prioritária para a conservação definida pelo Ministério do Meio Ambiente. O Decreto no 5.092/2004 (BRASIL, 2004), estabeleceu que o Ministério do Meio Ambiente deveria definir as regras para identificação de áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade. No ano de 2007, através da Portaria no 9/2007 (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2007), o Ministério do Meio Ambiente reconheceu as áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade ou Áreas Prioritárias para a Biodiversidade. No mapeamento divulgado pelo MMA1 Prioritária para a Biodiversidade denominada Entorno de Carijós, a qual recebeu o código “MaZc043” e classificação máxima em ambos os critérios de estabelecidos, sendo considerada como área de IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA EXTREMAMENTE ALTA, com PRIORIDADE DE AÇÃO EXTREMAMENTE ALTA. foi identificada a Área. 
Diante do que foi relatado, entendemos que é necessário solicitar URGENTEMENTE que a FATMA e Município de Florianópolis suspendam imediatamente as licenças e alvarás emitidos para o empreendimento em tela. Tal suspensão se faz necessária em função da iminência da ocorrência de grave degradação ambiental, em função do que foi exposto no presente documento.
Após a suspensão das licenças e alvarás, recomendamos que seja realizada análise conjunta (FATMA, FLORAM, ICMBio, SPU e IPHAN), a fim de verificar se as constatações que constam desse parecer foram tratadas no processo de licenciamento ou simplesmente ignoradas. Não obstante, também é imprescindível que se verifique se as obras ou intervenções já realizadas no local, relacionas ou não com a ETE, implicaram em degradação ambiental.

Paulo Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Manifestação contra a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos em Ratones



Paulo Cordeiro/Portal da Ilha Digital
Manifestação contra a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos em Ratones










Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade