img

Florianópolis, 24/04/2024




CIDADES

Justiça obriga Prefeitura de São José e CASAN a tomar providências contra poluição do Rio Carolina

Publicado em 21/07/2016


Justiça obriga Prefeitura de São José e CASAN a tomar providências contra poluição do Rio Carolina



Promotoria de Justiça ajuizou ação para obrigar a fiscalização de ligações de esgoto clandestinas e a adequação da estação de tratamento de esgoto de conjunto habitacional que lança efluentes direta e indiretamente no curso da água, além da responsabilização do Município e da CASAN por danos morais coletivos.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve medida liminar para determinar que o Município de São José e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) cumpram com suas obrigações relativas ao controle da poluição do Rio Carolina, causada pelo lançamento de efluentes in natura do Conjunto Habitacional Morar Bem I.

A liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pela 10ª Promotoria de Justiça de São José. Na ação, o Promotor de Justiça Raul de Araujo Santos Neto relata que o loteamento foi implantado em área desapropriada pelo Município por interesse social, destinado a abrigar pessoas residentes em área de risco. Porém, as redes coletoras e estações de tratamento do conjunto habitacional nunca funcionaram adequadamente, razão pela qual não foi obtida a Licença Ambiental de Operação.

Ocorre que sem a licença, a CASAN - empresa que opera o sistema de água e saneamento em São José - recursou-se a receber oficialmente a infraestrutura de esgoto do loteamento. Segundo a CASAN, o sistema de tratamento de esgoto do loteamento Morar Bem apresentava sérios problemas operacionais.

Pareceres técnicos requeridos pela Promotoria de Justiça, que instruem o inquérito civil que apura a degradação ambiental no Rio Carolina, apontam a total inoperância da estação de tratamento, rede coletora e estação elevatória, com várias residências lançando esgoto diretamente no curso d'água.

O Promotor de Justiça ressalta que desde 2006 o Ministério Público busca, sem sucesso, uma solução consensual junto à CASAN e ao Município, que respondem apenas com evasivas e pedidos de prorrogações de prazos.

"Fica absolutamente claro que não obstante o Município de São José e a CASAN demonstrarem ter conhecimento da gravidade da poluição que envolve o Rio Carolina, ambos vêm simplesmente postergando o cumprimento de seus deveres legais e contratuais, escorando-se numa alegada burocracia para justificar o abandono total de suas obrigações", ressalta Santos Neto.

 

A medida liminar requerida pelo Promotor de Justiça e deferida parcialmente pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de São José determinou ao Município a inspeção e fiscalização de todas as edificações em construção ou reforma, exigindo a adequação do sistema de tratamento; a inspeção de todas as ligações de esgoto, a fim de identificar o lançamento de efluentes clandestinos dirigidos para o rio, e tomar todas as providências para exigir as devidas correções; e a não expedição de habite-se ou alvará de construção às edificações que não estejam dotada de sistema de tratamento de esgoto de cordo com as normas da ABNT.

A medida liminar determina, ainda, que a CASA coloque em execução o projeto de ampliação e a nova concepção do sistema de esgoto do conjunto habitacional que está em curso, conforme informado pela própria empresa na defesa prévia da ação.

O Ministério Público requer, ainda, no julgamento do mérito da ação, a condenação do município a manter a fiscalização e promover a conscientização da comunidade e da CASAN e do Município a executarem o projeto de melhoria da estação de tratamento. Requer, ainda, a aplicação de multa no valor individual de R$ 500 mil à CASAN e ao Município, a serem revertidos ao Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados, atitulo de indenização por danos morais coletivos. A decisão liminar é passível de recurso. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade