img

Florianópolis, 18/04/2024




TECNOLOGIA

Agência ambiental americana reconhece o biometano como combustível avançado

Publicado em 27/06/2016


Scania
Agência ambiental americana reconhece o biometano como combustível avançado



A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sigla em Inglês) confirmou o biometano como um biocombustível avançado, ou seja, considerado renovável, de baixo carbono e que pode contribuir de forma significativa para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE).

O anúncio foi recebido como positivo para o setor no mundo inteiro, pois os Estados Unidos são um dos mais importantes mercados do planeta e pode abrir precedentes para que o mesmo aconteça em outras partes do mundo e no Brasil. Biocombustíveis avançados emitem pelos menos 50% a menos de gás carbônico (CO2) do que a gasolina, assim como o etanol celulósico de segunda geração. O biometano pode ser produzido de diversas fontes, como resíduos da indústria sucroalcooleira (cana de açúcar), vinhaça e palha, resíduos de animais e esterco.

Os carros híbridos e elétricos que utilizem a energia gerada a partir do biogás também passam a ser considerados avançados, pois contribuem no processo de descarbonização do segmento de transporte.

“A decisão da EPA ressalta os benefícios ambientais do biometano e reafirma o insumo como combustível renovável e de baixo carbono, que pode ajudar o mundo a mitigar os efeitos do aquecimento global e ao mesmo tempo diversificar a matriz energética”, afirma o vice-presidente da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Alessandro Gardermann.

O executivo lembra ainda que o insumo vai ajudar os EUA a alcançar suas metas de segurança energética e de redução de gases de efeito estufa, conforme o acordo firmado na cúpula do clima de Paris, a COP 21.

“Esperamos que outros governos possam tomar nota da maneira como a EPA administrou esse processo. No Brasil, a produção anual de biometano poderia chegar a 28,5 bilhões m³/ano, isso equivale a 50% do consumo de diesel do país. Além de aliviar a pressão energética na qual vivemos hoje, atenderia a necessidade de biocombustíveis”, diz Gardermann.

Desta forma, segundo informações da ABiogás, o biometano brasileiro poderia abastecer quase 25% da frota nacional, combinando a gestão adequada dos diversos resíduos com emissão negativa de dióxido de carbono.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade