img

Florianópolis, 20/04/2024




TECNOLOGIA

Florianópolis sedia o Congresso Catarinense de Cidades Digitais em junho

Publicado em 22/05/2016


Florianópolis sedia o Congresso Catarinense de Cidades Digitais em junho

LUIZ A. DA COSTA SILVA - Presidente do CIASC, um dos palestrantes do evento.




Câmeras de monitoramento ajudam no combate a problemas urbanos .

Equipamentos e inteligência digital contribuem para a segurança e mobilidade urbana. Tecnologia estará no foco da atenção de prefeitos e gestores públicos durante o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, nos dias 9 e 10 de junho, em Florianópolis

Diversas cidades pelo país estão investindo em videomonitoramento para melhorar a gestão de problemas urbanos e solucioná-los. O uso de câmeras inteligentes, com tecnologia de ponta, é algo cada vez mais presente nos municípios brasileiros e pode contribuir para ações de mobilidade, identificando áreas de congestionamento e alagamento.

Na área de segurança pública, os equipamentos monitoram locais de risco e são capazes de enviar alertas para policiais em tempo real, auxiliando no combate ao crime. Também há recursos que permitem a identificação de placas de carros, para saber se estão em situação regular ou não, e até os que identificam estacionamento proibido e tráfego de veículos privados em áreas destinadas ao transporte público.

Essas e outras soluções serão apresentadas no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais. O evento irá reunir, dias 9 e 10 de junho, em Florianópolis, prefeitos, gestores públicos e vereadores para tratar do aprimoramento dos serviços públicos e do desenvolvimento dos municípios, por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

As infrações captadas são diversas, sendo as mais comuns: desobediência à faixa especial, destinada exclusivamente a ônibus e rodízios; parar na faixa de pedestres; estacionamento irregular; uso de celulares no trânsito; excesso de passageiros nos carros, desobediência à obrigatoriedade do uso de capacete por motociclistas e cinto de segurança por condutores e passageiros de veículos leves.

As câmeras ajudam também na segurança das cidades. Em Manaus, por exemplo, os índices de criminalidade nos locais monitorados tiveram queda de cerca de 70%, observa de Lucca. Além da capital do Amazonas, a rede de câmeras com o chamado sistema Apolo (câmeras conectadas a uma central de gerenciamento de imagens) está presente nas cidades de Maceió, São Paulo, Valinhos, entre outros municípios.

o Congresso Catarinense de Cidades Digitais organizado pela Rede Cidade Digital, tem a parceria da Prefeitura de Florianópolis, e visa promover o compartilhamento de experiências, levando informação a pequenos municípios sobre os impactos positivos do uso da tecnologia em diversos setores da administração pública. Este ano, 60 municípios, de oito estados, já têm representantes inscritos. 

A iniciativa tem o apoio do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Federação das Indústrias de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, SEBRAE; das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Região de Laguna (AMUREL), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Alto Uruguai (AMAUC), Extremo Oeste (AMEOSC), Alto Irani (AMAI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), da Região Carbonífera (AMREC) e Região Serrana (AMURES); Prefeituras de Rio do Sul, Itajaí, Laguna e Blumenau; Connected Smart Cities, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Santa Catarina (Assespro-SC).




Veja mais em
http://congressosc.redecidadedigital.com.br








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade