img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Inauguração do trapiche da Ponta de Baixo está prevista para junho

Publicado em 06/05/2016


Daniel Oliveira - Secom/PMSJ
Inauguração do trapiche da Ponta de Baixo está prevista para junho



As obra de revitalização do Balneário Guararema já estão na reta final

As obras de revitalização da orla da praia da Ponta de Baixo e a construção do trapiche estão na fase final. O pedido de reforma do espaço foi apresentado por moradores do bairro em audiências e no projeto Fala, São José!. Iniciada em fevereiro, a obra do Balneário Guararema deve ser inaugurada na primeira quinzena do mês de junho.

Na orla está sendo construído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da faixa de areia, com recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo. Novas calçadas já foram instaladas ao longo da orla, respeitando as normas de acessibilidade, com pavimentação em paver e muretas para garantir a segurança de pedestres.

No local também haverá quadra de vôlei de praia, academia ao livre para a prática de atividades físicas, nova iluminação pública, sinalização e paisagismo. O mobiliário urbano com bancos e lixeiras estão sendo colocados no espaço.

O secretário de Projetos Especiais, Luiz Fernando de Aquino, ressalta que o objetivo de revitalizar uma área como a orla da Ponta de Baixo é incentivar os cidadãos a se apropriarem do espaço público, passarem a se sentir donos e cuidarem do local. “Temos que unir forças entre agentes públicos e a comunidade para acabar com a ideia errada de que o espaço público não tem dono e pode fazer o que quiser”, salienta o secretário.

Luiz Fernando usa como exemplo de transformação em São José o Parque Linear Lisboa, que antes era uma vala e, atualmente, a comunidade extremamente unida, está cuidando por meio de ações de educação e mutirões de preservação da área de lazer.

No dia 17 de março, a prefeita Adeliana Dal Pont e o superintendente da SPU/SC, André Ricardo de Souza, assinaram a cessão de uso da área da Ponta de Baixo para a construção do trapiche do Balneário Guararema.

Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche está sendo construído com concreto e PVC para garantir a durabilidade e segurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pescadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.

Segundo o secretário Luiz Fernando, a fundação e a estrutura do trapiche foram concluídas. Nos próximos dias, as equipes trabalharão no contra piso e, em seguida, farão a instalação do PVC para finalizar a superfície do trapiche fixo. Dos três trapiches flutuantes, apenas um ainda não foi finalizado. 

A revitalização da orla da praia fomentará o turismo e a gastronomia, gerando empregos e renda para o município, além de incentivar a prática de esportes náuticos e a pesca.



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade