Florianópolis, 24/04/2024
Publicado em 29/04/2016
O “pensar positivo” quando falamos em conteúdo se refere à forma em como transmitimos a mensagem ao leitor. Imagine, por exemplo, que você está procurando um tênis em um e-commerce de calçados. Você encontra o modelo que buscava em duas lojas, com os preços idênticos, valores de frete e prazos de entrega idênticos. O que fará você escolher, bem possivelmente, será a forma como o texto “vende” este produto.
Dizer que esse é o “tênis ideal para solos planos e secos. Não utilize em pisos de terra ou que tenham acúmulo de água”, parece menos positivo do que dizer que ele é o “tênis perfeito para caminhadas na cidade, apresentando melhor desempenho e durabilidade em solos secos e planos”. O segundo texto diz exatamente o mesmo que o primeiro, é totalmente sincero, mas de uma forma mais amistosa.
Ninguém gosta de ler que um produto ou serviço tem atributos que, no fim das contas, não existem, certo? Por isso, seja sempre honesto no conteúdo. Mas ser honesto não significa falar mal do produto! Ressalte as qualidades reais do item, suas utilidades e como ele pode ajudar o comprador.
Ao falar dos pontos negativos, a sutileza é essencial. Não diga que o porta-malas de um veículo é pequeno demais; diga, por exemplo, que o porta-malas é ideal para o transporte de itens do dia a dia ou para viagens curtas, e que abriga com conforto bolsas, pastas e malas pequenas. Deu para entender que é pequeno, mas sem precisar “assustar” ninguém. Textos assim se aproximam mais do leitor, gerando mais interações e auxiliando no SEO.
*Daniella Pimenta é editora de conteúdo na ABlab, agência de marketing de performance
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