Publicado em 28/04/2016
Os trabalhos que são realizados na última etapa das obras da Ponte Hercílio Luz foram apresentados na primeira reunião da comissão que foi especialmente montada para acompanhar das obras de restauração e revitalização da estrutura.
“A intenção é dar transparência às ações executadas nesta última etapa de obras da ponte até a sua finalização. É necessário unificar as informações para que as entidades representadas nesta comissão acompanhem e possam debater o passo a passo desta tão importante obra de Santa Catarina”, informou o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, Wanderley Agostini.
A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz está na última etapa e será executada pelo Grupo Teixeira Duarte. O trabalho está orçado em R$ 262,9 milhões, com prazo de execução previsto em 30 meses. O contrato foi assinado em março, e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril.
“Hoje, a última etapa da revitalização está em fase inicial. O grupo está fazendo de montagem do canteiro de obras, que deve estar concluído em cerca de 30 dias. Ainda não conseguimos visualizar a obra porque os funcionários estão se mobilizando e trazendo os equipamentos. Daqui a alguns dias, a comunidade já vai ter a oportunidade de ver a movimentação de homens e mais equipamentos na ponte”, disse Agostini.
O que será feito na Ponte Hercílio Luz
Durante a reunião, o engenheiro do Grupo Teixeira Duarte, José Luiz Silva, explicou sobre o que será feito na obra para a restauração da ponte. Os trabalhos preparatórios se iniciam com a montagem do canteiro de obras e gruas e com a desmontagem da estrutura existente.
Após essa etapa, serão feitas as instalações de macacos hidráulicos para transferência de cargas. Dentro desta fase, está o estaiamento provisório das torres principais, reforço das fundações dos pilones e torre dos viadutos, reforço do tabuleiro do vão pênsil, montagem de pórticos provisórios para substituição das barras de olhal, instalação de macacos hidráulicos e a transferência de cargas (para estruturas provisórias).
Outra etapa é o reforço da estrutura central da ponte, com a desmontagem de barras de olhal e pendurais, reforço de maciços de ancoragens e fundações, substituições de aparelhos de apoio e selas das torres e reforço da treliça do tabuleiro central do vão pênsil.
Em seguida, a montagem de novas barras de olhal e pendurais, transferência de carga definitiva e desmontagem de macacos hidráulicos. Após, serão feitos as desmontagens de pórticos provisórios e a montagem do novo pavimento. Ainda haverá a desmontagem de torres provisórias de sustentação e do canteiro.
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