img

Florianópolis, 19/04/2024




CIDADES

Operação da Prefeitura de São José coíbe crime ambiental no bairro Forquilhinhas

Publicado em 28/04/2016


Operação da Prefeitura de São José coíbe crime ambiental no bairro Forquilhinhas



Um caminhão papa entulho foi autuado em flagrante e apreendido durante a força-tarefa desta terça-feira (26)

Uma operação da Prefeitura de São José está coibindo crimes ambientais que estão ocorrendo no Loteamento Benjamin, no bairro Forquilhinha. Fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente, guardas municipais ambientais, policiais militares e servidores da Vigilância Sanitária participaram de uma força-tarefa na manhã desta terça-feira (26).

Durante a operação, um caminhão papa entulho foi autuado em flagrante pelos fiscais da Fundação do Meio Ambiente, enquanto descartava dois containeres de cinco metros cúbicos em uma área pública e Área de Preservação Permanente (APP). O local não conta com licença ambiental para depósito final de resíduos e é delimitada pelo Rio Forquilhas.

A empresa, que é de Santo Amaro da Imperatriz, teve o veículo apreendido e guinchado, além de receber uma multa de R$ 20 mil. O proprietário compareceu ao local e terá 10 dias para apresentar uma defesa. Na ocasião, lamentou o ocorrido, mas confessou não ter a licença da Fatma para transportar resíduos e para depositar o entulho. “Estou tentando licenciar um terreno em Santo Amaro, mas é complicado”, contou o proprietário da empresa ACS.

A superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Vieira Diniz Farias, acompanhou a força-tarefa e salientou que a empresa precisaria ter uma licença da Fatma para transportar resíduos, recolher e destinar de forma adequada. “O intuito desta operação é evitar a disposição final desses resíduos, que tornaram o problema social, além de ambiental. Precisamos agir em conjunto por meio de parcerias e compensações ambientais de empresas que podem implantar projetos que recuperem esta área degradada”, explicou a superintendente. 

Cerca de 60 famílias vivem no loteamento irregular e sobrevivem do descarte de resíduos. A separação e venda dos materiais recicláveis tornaram-se uma atividade econômica no local, porém todo o lixo, resíduos recicláveis e não recicláveis depositados já chegaram à APP, ultrapassando os 30 metros de distância das margens do rio, provocando crime ambiental.

Para a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, o apoio da Guarda Ambiental, Guarda Municipal e Polícia Militar é fundamental porque no local também existe problema de segurança pública. “Não são somente os entulhos e crimes ambientais, aqui tem tráfico de drogas e prostituição, por isso viemos colaborar e garantir a segurança dos servidores envolvidos, já que esse é o nosso papel”, pontuou Andréa Pacheco.

A força-tarefa é fruto de uma reunião, que ocorreu na última quarta-feira (20), no gabinete da Prefeitura de São José, onde participaram representantes das secretarias de Segurança, Serviços Públicos, Infraestrutura, Receita, Comunicação, Assistência Social, Fundação do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, com o objetivo de coibir o descarte de lixo e resíduos no Loteamento Benjamin.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...