img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Governo do Estado lança Pacto Metropolitano para implantação do Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis

Publicado em 16/04/2016


Governo do Estado lança Pacto Metropolitano para implantação do Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis



Nesta segunda-feira, 18, será lançado o Pacto Metropolitano para implantação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus).

O ato a ser realizado no Cinema do CIC, em Florianópolis, a partir das 14h30, contará com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira; do secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores; do superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi; e de representantes das nove prefeituras que assinam o pacto.

Cássio Taniguchi explica que a iniciativa vai unir todos os envolvidos para a implantação das medidas práticas sugeridas pelo Plamus. O plano foi desenvolvido pelo Governo do Estado em conjunto com os municípios, com apoio técnico e financeiro do BNDES. Foram dois anos de estudos, levantamentos, análises e proposições que resultaram em um trabalho pioneiro no Brasil.

Entre as sugestões de médio prazo, a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) ganhou destaque dentro da proposta de incentivar o transporte coletivo na região. Também foram sugeridas medidas de curto prazo para melhorar o tráfego entre a Ilha e o Continente, como licitação de serviço de guincho e integração dos órgãos de gestão de trânsito nos níveis federal, estadual e municipal para dar respostas rápidas a incidentes na região metropolitana. Outra medida é melhorar a sinalização e eliminar os entrelaçamentos nas pontes. Já na Via Expressa, as sugestões de curto prazo são implantação de terceiras faixas, melhorias na geometria dos acessos e integração da operação com as pontes.

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) será a gestora do Pacto Metropolitano. Nesta segunda, assinam convênio aderindo ao pacto as prefeituras de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

"Esse acordo é um reconhecimento dos municípios de que algumas ações que poderiam ser executadas individualmente serão feitas de forma coletiva pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Assim, questões como mobilidade, saneamento e resíduos sólidos que afetam todos os nove municípios da Grande Florianópolis terão soluções integradas", comenta o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

O convênio vigorará por tempo indeterminado. E no futuro também poderão fazer parte os municípios de Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas, enquanto integrantes da área de expansão da região metropolitana.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade