img

Florianópolis, 19/04/2024




REGIONAL

Último relatório de balneabilidade da temporada traz 75% dos pontos próprios para banho

Publicado em 01/04/2016


Último relatório de balneabilidade da temporada traz 75% dos pontos próprios para banho



A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 1º, o último relatório das condições das praias da temporada de verão. Dos 211 pontos apresentados, 153 locais - o que corresponde 75,7% - estão próprios para banho.

Na Capital, 50 estão aptos e 25 impróprios. Nas demais regiões, 103 estão próprios para banho e 33 devem ser evitados. Comparado ao relatório anterior, 11 pontos passaram para próprios e quatro para impróprios. As coletas foram realizadas nos dias 28, 29 e 30 de março.

As análises para a temporada 2015/2016 tiveram início em 20 de novembro. Como são necessárias cinco análises consecutivas para considerar um ponto próprio ou impróprio para banho, o primeiro relatório foi divulgado em 11 de dezembro do ano passado. “Foram analisadas 4.220 amostras e se computarmos as avaliações em campo, somadas aos ensaios de laboratórios, temos mais de 25 mil parâmetros, como temperatura do ar, da amostra, condições de maré, vento e chuvas”, explica o técnico do laboratório, Marlon Daniel da Silva, responsável pela balneabilidade. 

Com mais de 20 anos de experiência em análises de balneabilidade, o técnico diz que não houve muita surpresa nos resultados. “O caso mais sério foi em Canasvieiras, mas fora isso, nos demais pontos, houve estabilidade nos resultados. A melhoria passa diretamente por saneamento e pela fiscalização”, afirma.

Nesta temporada, a Fatma contou com a parceria das universidades do Vale do Itajaí (Univali), campus de Itajaí; do Sul (Unisul), campus de Tubarão e do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, nas análises laboratoriais. Do instituto e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com os estagiários e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que foram responsáveis pelas coletas. Até a próxima temporada, os relatórios serão mensais. 

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

Confira o relatório









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade