img

GERAL

Nomes das linhas de ônibus em Florianópolis ficam mais simples

Publicado em 14/03/2016 - 21:08:37

Identificar o itinerário do transporte coletivo em Florianópolis ficará mais fácil a partir da próxima segunda-feira (14). Alterações levam em consideração a nomenclatura dos terminais de integração.


Nomes das linhas de ônibus em Florianópolis ficam mais simples

 É nesta data que entra em operação a nova nomenclatura para 15 linhas do transporte convencional. As alterações incluem as siglas dos terminais de partida e de chegada aos nomes das linhas, seguindo determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU). Os números das rotas serão preservados.

Conforme Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix, no ano passado foi feito um estudo e aplicação inicial pela SMMU  em linhas como a 410, que se chamava ‘Rio Tavares Direto’ em ambos os sentidos e passou a ser ‘410 – TIRIO-TICEN Direto’ ao sair do Sul da Ilha, e ‘410 – TICEN-TIRIO Direto’ ao partir do Terminal Central. “O objetivo é facilitar a identificação pelo usuário do transporte coletivo, seja morador da cidade ou passageiro ocasional, como é o caso de quem mora na região e vem a Florianópolis com pouca frequência”, explica.

As rotas que partem do Terminal de Canasvieiras, por exemplo, receberão a expressão TICAN ao nome. O mesmo acontece com a inclusão do terminal de destino. Assim, a ‘221 – Canasvieiras via Mauro Ramos’ passa a ser '221 – TICAN-TICEN via Mauro Ramos’ no trajeto do Norte da Ilha para o Centro. Quando operar no sentido inverso, a ordem dos terminais também é alterada.

O mesmo vale para linhas que não traziam o nome dos terminais. A ‘134 – Beira-Mar Norte’ passará a ser ‘134 – TITRI-TICEN via Beira-Mar’, esclarecendo ao passageiro qual o roteiro da viagem. Em um caso mais específico, Guidi comenta que “a linha ‘100 – Madrugadão Centro’, por exemplo, será ‘100 – Madrugadão Centro-UFSC’, deixando mais claro qual o itinerário”.

O coordenador técnico reforça que todas estas modificações também estarão atualizadas no quadro de horários impressos e nas placas de box dos terminais, assim como no site do Consórcio Fênix (www.consorciofenix.com.br) e no App.Fênix, aplicativo gratuito para smartphones.