img

Florianópolis, 25/04/2024




TURISMO

Conheça 10 lugares imperdíveis em Florianópolis nesse verão

Publicado em 28/12/2015


Paulo Luis Cordeiro
Conheça 10 lugares imperdíveis em Florianópolis nesse verão



A capital catarinense possui muitos locais que o turista pode visitar e encher os olhos.



Por: Paulo Luis Cordeiro

Sejam redutos açorianos, lindas praias, passeios de barcos, vias gastronômicas, tudo para deixar aquele gostinho de queremos mais. Selecionamos alguns desses lugares para você conhecer:

Mercado Público Municipal

Totalmente restaurado pelo poder público, possui duas alas (norte e sul). A ala norte possui lojinhas que vendem quase de tudo, mas você poderá encontrar muitas lojas de sapatos e sandálias. Na ala sul, além das peixarias, você também encontra lojas de artigos variados, e muitos bares tradicionais, para comer aquele pastel de camarão e tomar aquela cervejinha bem gelada. Na parte central do Mercado, bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Local está com uma cobertura para quando estiver com dias chuvosos. Há mutisa ao vivo quase todos os dias também.

Costa da Lagoa

Lugar pitoresco, que você poderá fazer de barco que sai da Lagoa da Conceição, ou através de uma trilha que parte do Canto dos Araças. Diversos pontos com restaurantes, onde os barcos da Cooperativa de Barcos podem te levar. Na Costa da Lagoa, você encontra ainda diversas lojas de artesanatos típicos e até uma cachoeira, que pode ser acessada por uma trilha (tomar muito cuidado!)

Ponta dos Naufragados

No sul da Ilha de Santa Catarina existe um lugar espetacular. A Ponta dos Naufragados fica bem na ponta sul da ilha, lugar de acesso bem escondido, que pode ser acessado por duas trilhas, uma saindo da praia da Solidão e outra da Caiera da Barra Sul. Ou ainda por barco saindo da Caieira, e até mesmo do Pântano do Sul. No local não existe nem bares e nem restaurantes. Mas o visual para as ilhas próximas como Araçatuba é incrível.

Barra da Lagoa

Na ponta leste, passando pela Lagoa da Conceição, fica a Barra da Lagoa. Reduto ilhéu bastante tradicional, com muita infraestrutura, pousadas, bares, restaurantes, escolas de surf e um povo bem acolhedor que sabe receber bem o turista. Na localidade, existe ainda uma praia pequena, chamada de Prainha, que pode ser acessada pelo trapiche passando pela Vila. Vale muito a visita.

Feira da Bento Silvério

Na Lagoa da Conceição, fica a praça Bento Silvério. No local, nesta época do ano, além das apresentações da Escola de Samba União Ilha da Magia, existe uma tradicional feira de artigos artesanais com muitos mimos para você levar de recordação. Não esqueça de passar depois pelos cafés do bairro, tornou-se uma tradição também.

Via Gastronômica de Coqueiros

Na região continental de Florianópolis, fica a Via Gastronômica de Coqueiros, entre a Praia do Meio e o Itaguaçu. São diversos bares e restaurantes que servem de tudo. De pizzas, passando por restaurantes de sushis e até mesmo frutos do mar. Bares tradicionais, tem até quiosques com os famosos hamburguers, muitos deles com mais de 20 anos de existência.

Ilha de Anhatomirim

Esta ilha fica na realidade em Governador Celso Ramos, aqui na Grande Florianópolis. Mas a melhor forma de se chegar nessa ilha, é pegando-se uma scuna partindo ou no centro ou do Trapiche de Canasvieiras. A taxa de visitação das Ilhas de Anhatomirim cobrada pela UFSC/DAEX, paga na entrada da ilha, custa 8 reais. Nesta ilha existe um forte construído pelo Brigadeiro Silva Paes, para compor o triangulo de defesa na entrada norte da Ilha de Santa Catarina. Existem trilhas que podem ser visitadas.

Projeto Tamar

Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto Tamar instalou, em 2005, a sua base na região, o Tamar Floripa, na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha. O Centro de Visitantes, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. O ingresso custa 12 reais (crianças até 12 anos e idosos pagam meia). 

Lagoa do Peri

Situado no sul da Ilha de Santa Catarina, próximo ao Morro das Pedras e Armação do Pântano do Sul, a Lagoa do Peri é um local ideia para levar a família.  A lagoa do Peri é a segunda maior da ilha, sendo uma lagoa de água doce, a cerca de 3 m do nível do mar. Recentemente recebeu a Bandeira Azul.

Parque Estadual do Rio Vermelho

Fazendo limite com o distrito de São João do Rio Vermelho ao norte, a Lagoa da Conceição ao oeste, a praia de Moçambique ao leste e o distrito da Barra da Lagoa ao sul, o Parque do Rio Vermelho é uma unidade de conservação estadual O parque foi criado com o objetivo de conservar amostras da Mata Atlântica, conservar a vegetação de restinga, conservar a fauna associada ao domínio da Mata Atlântica, manter o equilíbrio do complexo hídrico da região, propiciar ações de recuperação dos ecossistemas alterados e proporcionar a realização de pesquisas científicas e a visitação pública.

Texto: Paulo Luis Cordeiro, editor.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade