img

Florianópolis, 25/04/2024




TECNOLOGIA

Florianópolis serve de modelo para outras cidades que valorizam o uso da tecnologia

Publicado em 15/12/2015


Folha do Norte da Ilha
Florianópolis serve de modelo para outras cidades que valorizam o uso da tecnologia



A capital de Santa Catarina, apontada como a mais empreendedora e inovadora do País, abre as portas para inspirar gestores públicos que valorizam o uso da tecnologia na administração pública

Eleita a capital mais criativa, conectada e inovadora do país, Florianópolis tem sido referência para gestores que estão em busca de iniciativas de fomento ao desenvolvimento socioeconômico.

Na visão do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, José Henrique Carneiro, a criação de departamentos específicos no âmbito municipal, que atuem com políticas de ciência, tecnologia, inovação e comunicação, é o primeiro passo para a implantação de ações nos municípios.

“É necessário que seja centralizado dentro de um comitê que pense a cidade para frente. Boa vontade também é fundamental e que isso esteja no plano de governo dos prefeitos, que não fique sendo somente promessa de campanha, mas seja um programa que possa ser desenvolvido com toda seriedade. Nós sempre recebemos dirigentes de outras cidades para conhecer a nossa rota de inovação e o que está sendo feito e como pode ser feito e melhorado. Florianópolis também fez isso. Não é copiar, mas utilizar de exemplos e boas práticas que possam ser adequadas à realidade de cada município que deseja desenvolver esses projetos. Florianópolis está de braços abertos para poder ajudar qualquer tipo de cidade que queira se espelhar e nos ajudar a melhorar cada vez mais”, disse o secretário.

Ao assumir esta postura de interação com outras cidades, cada vez mais a capital catarinense inova. De portas abertas para contribuir com o planejamento das localidades brasileiras, recentemente o modelo de Florianópolis também foi apresentado a gestores no 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

De acordo com Carneiro, o Floripa Inteligente busca promover um ecossistema envolvendo população, economia, governo, ambiente e ações para mobilidade urbana. Laboratórios em 3D, Floripa Conecta (wi-fi gratuito), Rota da Inovação, economia criativa, incubadoras sociais e formação de mão de obra são algumas das linhas de atuação de Florianópolis. Recentemente, um projeto de lei foi criado para fomentar, a partir de 2016, o surgimento de novas startups por meio de incentivos fiscais e a isenção do IPTU para as empresas enquadradas neste conceito.

Para isso, o Executivo Municipal submeteu à Câmara de Vereadores proposta com tais medidas que integram o projeto Centro Sapiens, lançado em setembro deste ano, com o objetivo de unir poder público e iniciativa privada em prol da revitalização e investimentos na parte leste do Centro Histórico de Florianópolis, estimulando as economias criativas nas áreas de design, turismo, gastronomia, artes, moda e tecnologia, além de valorizar o patrimônio histórico.

Segundo dados da Prefeitura, a cidade conta atualmente com 550 empresas de tecnologia, três parques tecnológicos, seis incubadoras de empresas, 15 universidades, oito centros de tecnologia e sete complexos empresarias para empresas de tecnologia. Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, tais iniciativas são importantes e tornam Florianópolis cada vez mais inovadora.

“Por ser uma capital interagindo com outras cidades, apresentando suas experiências e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do seu entorno e de todo o estado de Santa Catarina”, observou.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade