img

Florianópolis, 24/04/2024




TECNOLOGIA

Software livre foi adotado nas elei??es municipais no Brasil

Publicado em 25/08/2009


Software livre foi adotado nas elei??es municipais no Brasil



O software livre foi adotado nas elei??es municipais do ano passado no Brasil. As 430 mil urnas eletr?nicas utilizadas foram adaptadas para usar sistema operacional GNU-Linux, desenvolvida pela equipe t?cnica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A mudança no sistema operacional das urnas tornou o processo eleitoral mais transparente e confiável, permitindo auditoria do sistema operacional por qualquer interessado em se certificar de sua segurança, além de diminuir o custo da aquisição de novas urnas eletrônicas, dada a gratuidade do Linux, segundo o TSE.

O tema eleições ganha destaque no Consegi 2009 na palestra "UENUX: Software Livre nas Urnas Eletrônicas", no eixo temático Hardware, Sistemas Embarcados, Robótica e Mobilidade, no dia 26 de agosto, às 16 horas, na sala Almirante Alvaro Alberto. Na ocasião, será apresentado e discutido o processo de implantação do GNU/Linux nas urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições de 2008, bem como os desafios encontrados para atingir os objetivos de unificação de sistemas operacionais e aplicativos dos vários modelos de urnas eletrônicas.

Dentre as novidades das eleições municipais de 2008, o destaque ficou com as urnas eletrônicas adaptadas para Linux. As questões da economicidade, da transparência e da segurança foram importantes para a adequação das urnas ao sistema aberto, além do sistema de acompanhamento e controle de logística (Logus Web), auditoria na votação paralela, centralização do banco de dados das eleições (municipais) e a identificação biométrica do eleitor (projeto-piloto em algumas localidades).

A Informatização do Processo Eleitoral Brasileiro é uma história de sucesso, desde que começou, em 2000. O TSE já prestou consultoria à República Dominicana, Costa Rica, Equador, México e Argentina e, existem outros interessados em conhecê-lo. O sucesso deve-se a dois sustentáculos: Segurança e Transparência.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...