img

Florianópolis, 23/04/2024




CIDADES

Família Imperial visita Caldas da Imperatriz em Santo Amaro

Publicado em 27/10/2015


Família Imperial visita Caldas da Imperatriz em Santo Amaro



Assim como há exatos 170 anos, quando esteve representada por Dom Pedro II e pela Imperatriz Tereza Cristina, a Família Imperial Brasileira esteve neste final de semana em Santo Amaro da Imperatriz. P

ara comemorar a data e recepcionar a ilustre visita, a Prefeitura e a Companhia Hidromineral Caldas da Imperatriz (HidroCaldas) realizaram uma série de eventos em homenagem a família responsável, em 1845, pela construção de um hospital de águas termais (atual Hotel Municipal Caldas da Imperatriz).

Bisneto da Princesa Isabel, trineto de D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, Dom Antônio de Orleans e Bragança acompanhou, juntamente com sua esposa, Cristina de Ligne, e do filho Rafael, a evolução da cidade que neste ano implantou, de forma inédita no país, serviços de saúde especializados em atendimento terapêutico com águas termais.

“Não conhecia Caldas pessoalmente, mas estou muito contente e levo a melhor impressão possível, pois Santo Amaro é uma cidade agradável, com belezas naturais e um povo muito acolhedor. Os trabalhos realizados, as pessoas e a história ainda presente no local comprovam o motivo pelo qual o lugar encantou D. Pedro II. Aqui, nos sentimos em casa”, afirmou Dom Antônio.

Como registro físico, um Obelisco Histórico foi inaugurado em frente ao Hotel Caldas, contendo, nas laterais, uma placa de inauguração, uma homenagem aos indígenas, um decreto escrito em 1818 por D. João VI e uma homenagem a nova visita da Família Imperial. Segundo Ricardo Costa, presidente da HidroCaldas:

“O círculo abaixo representa toda a população, em sinal de respeito, em volta das nossas riquezas naturais, em especial as águas termais. Os degraus do pedestal significam que essas riquezas devem estar acima de qualquer interesse pessoal, ela é de todos. A coluna é a réplica da coluna do hotel, para nunca esquecermos nossa história. Já a cúpula significa a ligação de Caldas com Deus, pois, nossas águas termais são um presente dele”; disse. O projeto do obelisco foi produzido pela arquiteta e urbanista Daniela Machado, funcionária da Prefeitura.

O prefeito de Sandro Vidal, que acompanhou a Família Imperial em todos os momentos, afirmou que “avinda deles é mais uma conquista do trabalho que vem sendo desenvolvido em Caldas da Imperatriz, bairro que já recebeu a revitalização do posto de saúde e o programa gratuito de tratamentos terapêuticos com águas termais, novo fontanário, reforma do hotel e a revitalização em andamento da sua principal via, obra esta que era reivindicada há mais de 30 anos pela população”.

Entre os demais eventos, foi lançado o livro Caldas da Imperatriz – 170 anos de história, escrito pelo historiador José Carlos Petri e que em breve estará disponível à venda.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade