img

Florianópolis, 16/04/2024




CIDADES

Policlínica de Barreiros promove palestras sobre diagnósticos e tratamentos câncer de mama

Publicado em 23/10/2015


Daniel Pereira - Secom/PMSJ
Policlínica de Barreiros promove palestras sobre diagnósticos e tratamentos câncer de mama



A Policlínica de Barreiros promoveu diversas atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama na tarde desta quinta-feira (22).

 As ações fazem parte do Movimento Outubro Rosa, que iniciou no dia 1º de outubro e segue com a programação até o dia 31 para orientar as mulheres em relação aos exames de preventivo e mamografia. Pacientes, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, estudantes de fisioterapia e educação física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e moradoras do bairro assistiram a palestras que abordaram os diagnósticos e tratamentos para o câncer de mama, que mata milhares de mulheres por ano.

A Policlínica de Barreiros trabalha com consultas pré-agendadas com especialistas e atende pessoas que já têm o diagnóstico da doença ou algum problema na mama, mas ações de prevenção como entregas de panfletos e orientações nos corredores da própria unidade são feitas diariamente. Segundo a coordenadora da Policlínica, Jane Damásio, todas as unidades de saúde de São José trabalham com a prevenção.

“Em momentos como esses as mulheres aprendem sobre a importância do autoexame de mama, que ainda não é praticado por falta de conhecimento, por medo ou até mesmo por vergonha”, explica Jane. As mastologistas Tânia Machado Silva e Christiane Falcão abordaram a anatomia, doenças benignas da mama, o próprio câncer e os tipos de tratamentos. Os mitos e verdades sobre a doença também foram discutidos durante a palestra. Tânia Machado Silva alerta as mulheres com mais de 40 anos a fazerem a mamografia uma vez por ano.

De acordo com a coordenadora de Fisioterapia da Policlínica, Jordana Maria de Lima Campesatto, as pacientes são encaminhadas para a Udesc de Coqueiros, onde elas fazem fisioterapia e exercícios físicos gratuitamente para evitar seqüelas. “A fisioterapia diminui a dor, amplia os movimentos, ganha força muscular e melhora a autoestima da mulher”, afirma Jordana.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade