img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Fórum Regional de Cidades Digitais reúne prefeitos e servidores em São José

Publicado em 23/10/2015


Daniel Pereira - Secom/PMSJ
Fórum Regional de Cidades Digitais reúne prefeitos e servidores em São José



Primeira edição do evento ocorreu nesta quinta-feira (22) no prédio da Prefeitura de São José

O I Fórum Regional de Cidades Digitais reuniu prefeitos e servidores públicos da Grande Florianópolis nesta quinta-feira (22), no prédio da Prefeitura de São José, para discutir o uso da tecnologia no desenvolvimento econômico e social dos municípios.

No encontro, um comitê foi formado por servidores e prefeitos para criar políticas públicas para a área de tecnologia nos municípios da Grande Florianópolis. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José e com o apoio do Instituto SENAI, o evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Bernardo Meyer, do secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Jefferson D’Ávila de Oliveira, do vice-presidente regional da Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Tito Alfredo Schmitt, do presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Roberto do Amaral, e do diretor da RCD, José Marinho.

Durante o Fórum, que discutiu inovações para transformar o serviço público das cidades da região e melhorar a vida das pessoas, certificados de reconhecimento foram entregues aos prefeitos inovadores que já implantaram alguma ação nos seus municípios com uma ou mais características de Cidade Digital. Além da prefeita Adeliana Dal Pont, os prefeitos contemplados foram Antônio Paulo Remor, de Antônio Carlos; Ramon Wollinger, de Biguaçu; José Nilton da Silva, de Angelina; Juliano Duarte Campos, de Governador Celso Ramos; e Sandro Vidal, de Santo Amaro da Imperatriz. Os municípios de Florianópolis, Garopaba e Araranguá também receberam o título de reconhecimento.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bernardo Meyer, representou a prefeita Adeliana Dal Pont no evento. Ele agradeceu a presença de todos e destacou a iniciativa que coloca São José na rota dos eventos de tecnologia e inovação. “Um dos focos do nosso trabalho é transformar São José em uma cidade mais inovadora e mais voltada à tecnologia.

Por isso, a importância de eventos que apresentem soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, assinalou Bernardo. Segundo o secretário de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Jefferson D’Ávila de Oliveira, uma nova política está sendo implantada no Ministério das Comunicações e permitirá diálogos com o próprio Ministério, com os estados e com os municípios.

“Não tenho dúvidas se o Brasil avançar no processo de cabeamento de inclusão digital de uma forma ampla, nós teremos condições de conseguir com mais facilidade a implantação de Cidades Digitais de forma integrada”, salienta o secretário. “Vamos fazer um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e levar educadores sociais para fazer com que as pessoas possam manusear o computador, mas que não seja apenas uma máquina de escrever ou uma Lan House governamental. Queremos entregar uma plataforma que será conectada diretamente com os estados e municípios para levar cursos às cidades", anunciou Oliveira.

O representante do Ministério afirmou durante o evento que uma conversa com os parlamentares foi iniciada e que os recursos para o investimento das Cidades Digitais são significativos, porém é preciso avançar com a fibra ótica. “Com os recursos de emendas vamos conseguir avançar no processo de Cidades Digitais, já colocamos no orçamento, agora temos que aguardar a aprovação e a liberação dos recursos”, finaliza.

O diretor da RCD, José Marinho, lembrou que o objetivo do evento foi levar informação aos municípios que buscam promover o desenvolvimento econômico e social, aumentar a arrecadação, reduzir custos, ter uma maior eficiência de gestão e de atendimento por meio de processos e investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...