img

Florianópolis, 18/04/2024




TELEVISãO

Criador do Ultraman e Godzilla ganha homenagem do Google

Publicado em 07/07/2015


Criador do Ultraman e Godzilla ganha homenagem do Google



O 114o. aniversário diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya recebeu uma homenagem do Doodle, destaque da busca do Google para celebração de datas comemorativas, hoje (7). Tsuburaya, ou Elichi Tsumuraya (outra redação possível para o seu nome), nasceu em Sukagawa, Japão, e foi responsável pelos efeitos especiais de diversos filmes de ciência-ficção. Foi co-criador da série Godzilla e o criador principal de Ultraman.



Por: 5

Seu interesse na sétima arte se iniciou quando, aos dez anos, Tsuburaya adquiriu um projetor de segunda mão e o manejou com relativa facilidade, segundo o site especializado em cinema IMDB. Ele começou a trabalhar como cinema em Kioto, aos 18 anos, se destacando na década de 20 por ser detalhista. Em 1938, se tornou o chefe de efeitos especiais nos estúdios Toho e produziu diversos filmes de propaganda japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

O Google lançou também um texto em homenagem à Eiji Tsuburaya, leia abaixo (com tradução livre do inglês para o português):

114º aniversário de Eiji Tsuburaya

As luzes se apagam. Câmeras começam a rolar. Uma equipe de filmagem e relógios em silêncio. De repente! Por trás um horizonte construído à mão, um animal imponente aparece! Agitação fora de uma camada de pó, o enorme monstro de espuma de borracha e se inclina para trás a solta para fora um rugido incrível (o efeito de som será adicionado mais tarde). Em seguida, pisando em direção à câmera, o gigante se aproxima, e mais perto, até que … ” Corta! “

Viu este filme antes? Este gênero de ação ao vivo, conhecido como “Tokusatsu” (特撮) em japonês, é inconfundível em seu estilo, e ainda evidente em muitos thrillers modernos à base de besta. No Doodle de hoje, nós projetamos um dos reis do Tokusatsu, Eiji Tsuburaya, o pioneiro que criou Ultraman, co-criado Godzilla, e trouxe Tokusatsu para o mainstream do cinema mundial. Doodler Jennifer Hom levou-nos através da inspiração por trás do Doodle interativo:

Colaborou com o diretor Ishirô Honda no épico de monstros Godzilla (1954), filme que se tornou sucesso internacional com o dinossauro mutante Gojira e se tornou uma série de 12 longa-metragens, produzidos ao longo de 50 anos, simbolizando um ícone da cultura japonesa. 

O talento de Tsuburaya o levou a ser diretor da empresa de efeitos especiais SFX, onde trabalhou em diversos filmes, entre eles H-Man (1958), O Segredo do Homem Elétrico (1960), Mothra (1961), King Kong versus Godzilla (1962) e Matango, a Ilha da Morte (1963). Ao final de sua vida, abriu sua própria produtora, Tsuburaya Productions, onde criou o personagem Ultraman, conhecido em séries de TV e filmes na década de 60. 

Tsuburaya morreu em 25 de janeiro de 1970, de um ataque do coração em Shizuoka, no Japão.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade