img

Florianópolis, 24/04/2024




CULTURA

Santo Antônio de Lisboa ganha espaço cultural

Publicado em 06/07/2015


Petra Mafalda
Santo Antônio de Lisboa ganha espaço cultural



Prefeitura de Florianópolis cede imóvel para associação local difundir tradição histórica. A residência foi adquirida pela Prefeitura na década de 1950, abrigando durante alguns anos a sede da Intendência.

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário municipal de Cultura, Luiz Ekke Moukarzel, assinam nesta terça-feira (7) os termos de entrega e de permissão de uso que vão autorizar a Associação dos Moradores de Santo Antônio de Lisboa (AMSAL), no Norte da Ilha, a utilizar o imóvel onde já funcionou a Intendência do Distrito e o posto policial do bairro para desenvolver atividades relacionadas à difusão cultural e à valorização da história local. O documento de autorização fala, textualmente, em “revitalização do espaço para exposições, oficinas, palestras históricas e culturais da tradição local”.

O termo de permissão visa à implantação de um espaço cultural a ser administrado pela AMSAL, com supervisão da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de atividades relacionadas à difusão cultural e valorização da história do Distrito, um dos mais autênticos remanescentes da cultura de base açoriana. Na ocasião do ato de assinatura, está programada a apresentação da cantora Joana Cabral e do músico português Mário Moita.

No local serão, realizadas palestras, exposições, oficinas e outras atividades voltadas à revitalização e manutenção da cultura de tradição oral, representada pela renda de bilro, boi de mamão, pão por Deus, terno de reis e pelas tradições do Divino Espirito Santo, entre outros produtos representativos da cultural local.

Sobre o imóvel

Construída no início do século 20, na confluência das ruas Osni Barbato e Cônego Serpa, a residência foi adquirida pela Prefeitura na década de 1950, abrigando durante alguns anos a sede da Intendência. Posteriormente, entre 2008 e 2013, foi utilizada como base da Polícia Militar de Santa Catarina na comunidade. Após a desocupação do imóvel, com a desativação do posto policial no início de 2014, o antigo casarão retornou aos cuidados da Prefeitura.

A casa passou por uma reforma para sediar atividades culturais, entre elas exposição e oficinas demonstrativas de renda de bilro, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura durante a 21ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor), realizada no bairro em agosto de 2014. O sucesso da iniciativa contribuiu para a decisão municipal de dar um destino cultural definitivo ao imóvel, beneficiando a população de Florianópolis, em especial os moradores da região.

Serviço:

O quê: Assinatura dos termos de entrega e permissão de uso da ex-sede da Intendência da PMF em São Antônio de Lisboa;
Quando: Terça-feira, 7 de julho, às 14h30;
Onde: Rua Professor Osni Barbato, 15, Santo Antônio de Lisboa.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade