img

Florianópolis, 23/04/2024




GERAL

Primeira semana de julho é dedicada à conscientização contra a obesidade infantil

Publicado em 06/07/2015


Shutterstock
Primeira semana de julho é dedicada à conscientização contra a obesidade infantil



Pela primeira vez, o Estado tem uma semana dedicada à Conscientização contra a Obesidade Infantil. A data foi instituída pela Lei 16.547, de 2014, e marca ações realizadas na primeira semana do mês de julho.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama atenção para as pesquisas que apontam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A parcela de meninas obesas é de 11,8%, enquanto a dos meninos chega a 16,6%, segundo o IBGE. “Um estudo feito em 2005, com 2.936 crianças em Florianópolis, comprovou uma alta prevalência de sobrepeso e obesidade”, observou a pediatra e nutróloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maria Marlene de Souza Pires. A pesquisa reuniu 1.432 meninas e 1.504 meninos com idade entre 7 e 10anos, das quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Segundo Maria Marlene, a mesma tendência aparece nos estudos do núcleo de puericultura do Hospital Infantil Joana de Gusmão, voltados aos aspectos favoráveis ao desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade.

Projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, se nada for feito, até 2025 o número de crianças acima do peso pode chegar a 75 milhões. Nesse sentido, as práticas de puericultura - especialidade dentro da pediatria que leva em conta a criança, a família e o entorno - têm impacto especialmente nos primeiros mil dias de vida da criança, que é a soma dos nove meses de gestação, mais os dois primeiros anos. “É esse período que decide a vida do ser humano, em que há uma mensagem genética. Mas o ambiente ao redor da criança também muda isso. Nesse contexto o DNA não sofre alteração, mas muda a forma como ele passará a se expressar. É sempre assim, interação entre genética e ambiente”, explica a pediatra.

A puericultura favorece o crescimento e o desenvolvimento adequados, ajuda na redução da morbimortalidade, reduz significativamente o ônus econômico e humano de doenças como tuberculose, malária e HIV/AIDS, além de melhorar o desempenho escolar e reduzir o risco do desenvolvimento de doenças não-transmissíveis, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

Confira outros apontamentos da doutora Maria Marlene na entrevista:

Como saber o peso ideal da criança, conforme a idade?

Maria Marlene: A ação do pediatra é essencial nesse processo. O crescimento e desenvolvimento são dinâmicos na criança, portanto é preciso monitorizá-los. O correto é manter adequada velocidade de ganho de peso e de estatura. A comparação de pontos atuais com anteriores, com um intervalo adequado de tempo entre as medidas, permite determinar a velocidade de crescimento e verificar em que momento houve o fator impeditivo do crescimento ou excesso de peso.

O que é o chamado rebote da adiposidade precoce e por que isso está ocorrendo cada vez mais cedo?

Maria Marlene: Ainda não existe uma tradução precisa para o termo “adiposity rebaund” e tem se usado rebote da adiposidade. Os dois primeiros anos de vida da criança são o período que ela mais cresce, antes da adolescência, e isso ocorre de forma desacelerada, ou seja, nos primeiros três meses ganha em média 700 gramas por mês, depois 600, e assim por diante. O fato é que as crianças estão chegando aos cinco anos com excesso de peso. Esse aumento do peso está acontecendo mais cedo. Nossas crianças têm sido submetidas, entre outras coisas, a ingestão inadequada de micronutrientes e vitamina D, ingestão insuficiente de cálcio, consumo de grandes quantidades de sódio e gordura saturada.

Como a alimentação da mãe, desde a gravidez, influencia no peso da criança?

Maria Marlene: O primeiro contato da criança com os diferentes sabores da alimentação consumida pela mãe ocorre desde o ocorre período gestacional, por meio do líquido amniótico. Esse período é importante no desenvolvimento do apetite da criança, bem como na construção de sua composição corporal. Por isso, sempre que possível, destaco a importância da orientação pediátrica desde o pré-natal.

A orientação pontual do pediatra, indicando uma dieta balanceada, com proporções adequadas de macro e micronutrientes, é necessária para promoção da saúde e prevenção de agravos, assim como a prescrição de micronutrientes para corrigir e/ou prevenir as deficiências da mãe e do bebê.

Além do fator alimentação, o que mais contribui para o ganho de peso das crianças atualmente?

Maria Marlene: Somos resultado da nossa genética, do ambiente e principalmente da interação entre eles. Entre os seres vivos, a criança é o ser mais dependente dos cuidados da família, tendo como suporte as orientações do pediatra. É preciso focar na promoção da saúde e na prevenção de agravos, especialmente no período de maior vulnerabilidade que começa na gestação e segue até completar dois anos, somando mil dias (270 dias de gestação e 730 dias de vida pós-natal).

A fórmula ideal seria: alimentação adequada com uso exclusivo do leite materno até 6 meses; inserção de outros alimentos de qualidade e quantidade adequadas até os dois anos; atividades (pró-ativa) ao ar livre e afeto. Família estruturada, onde a aprendizagem é feita pela observação e imitação dos hábitos de vida, são as palavras-chave.

Quais problemas de saúde o excesso de peso e até a obesidade podem desencadear?

Maria Marlene: O excesso de peso, principalmente o aumento da circunferência abdominal e o sedentarismo, desencadeiam precocemente doenças crônicas como: diabetes tipo 2 (DM2), doença cardiovascular (DCV), hipertensão arterial sistêmica (HAS) entre outras, com o aumento da mortalidade.

Quais as chances de crianças obesas permanecerem acima do peso depois de adultos?

Maria Marlene: Ganho ponderal precoce em crianças menores de três anos de idade aumenta2 a 3 vezes o risco de obesidade na idade escolar e obesidade e risco de síndrome metabólica na vida adulta.

O que é possível fazer para evitar o ganho de peso na infância e ainda que o excesso de peso seja levado à fase adulta?

Maria Marlene: Acredito que a adequada nutrição, incluindo o aleitamento materno como prioridade, o afeto e o estímulo a um estilo de vida ativo e saudável são fundamentais nesse processo. A qualidade e a quantidade dos nutrientes e cuidados gerais recebidos pelo feto, recém-nato e lactente, influenciam o seu crescimento/desenvolvimento e o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. O estado nutricional materno também é determinante. Intervenções precoces devem ser direcionadas à nutrição apropriada antes e durante a gravidez, promoção do aleitamento materno, prevenção de ganho rápido de peso durante a infância e promoção de um estilo de vida saudável.

Maria Marlene de Souza Pires é doutora em Medicina pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); pós-graduada em Nutrologia pelo Instituto da Criança (FMUSP); professora associada do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); coordenadora do Serviço de Metabologia e Nutrologia (MENU) e Núcleo de Puericultura do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG-SES/SC).









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade