img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Conheça as principais doenças já tratadas com sangue do cordão umbilical

Publicado em 01/07/2015


Ilustração
Conheça as principais doenças já tratadas com sangue do cordão umbilical



Desde 1988, já foram realizados 14.000 transplantes de sangue de cordão umbilical, tratando mais de 80 doenças.

O sangue do cordão umbilical, rico em células-tronco, apresenta importantes resultados clínicos para o tratamento de algumas doenças. No Brasil, assim como em todo o mundo, centros de pesquisa desenvolvem constantemente estudos de ponta sobre células-tronco, o que tem colocado o país no caminho certo para a obtenção de bons resultados clínicos nesse sentido. De acordo com dados do Banco de Cordão Umbilical, de janeiro a abril deste ano, o número de famílias que optaram por coletar e armazenar o sangue do cordão umbilical dos seus filhos cresceu 148%, em relação ao mesmo período em 2014.

Segundo a Fundação Parent's Guide to Cord Blood, as células-tronco são utilizadas para o tratamento de 79 tipos de doenças, sendo que, destas, 36 enfermidades já se encontram em fase de aplicação em voluntários humanos. Para o médico hematologista da Criogênesis, Dr. Nelson Tatsui, a terapia celular é uma realidade e tem um futuro promissor. “Dentre as principais doenças, para as quais as células-tronco tem se mostrado benéficas, estão a Leucemia, Talassemia e Linfomas. Atualmente, há mais de 250 doenças em estudo que poderão ser tratadas com este material. A expectativa é que pesquisas também comprovem a eficiência do material no controle de Diabetes Tipo 1, AIDS, AVC, enfarte e até lesões na coluna e doenças degenerativas (como mal de Alzheimer e mal de Parkinson), além de problemas pulmonares”, avalia.

Observa-se, ainda, o constante movimento científico e clínico dos bancos privados com finalidade autóloga (para o próprio bebê) e familiar, bem como, a ampla evolução nas pesquisas sobre o uso do sangue e tecido de cordão umbilical, como explica Tatsui: “é possível usar as células-tronco da medula óssea, do sangue periférico ou do sangue do cordão umbilical no tratamento de doenças. Vários tecidos já foram obtidos por meio da cultura programada de células-tronco, tais como: hepático, cardíaco, neuronal, ósseo e muscular. Com isso, o sangue de cordão umbilical poderá vir a ser a fonte inesgotável de recursos biológicos na área de engenharia de tecidos”, ressalta. “No entanto, em virtude da falta de doador compatível, é imprescindível que a futura mamãe considere a coleta de sangue de cordão umbilical para doação ou para guardar para o uso da própria família”, finaliza.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade