img

Florianópolis, 18/04/2024




TECNOLOGIA

Fisl 16: conheça o Novena, o primeiro laptop feito com hardware livre

Publicado em 01/07/2015


Divulgação
Fisl 16: conheça o Novena, o primeiro laptop feito com hardware livre

novena hardware livre




Sean Cross vive em Cingapura e trabalha com hardware de "baixo nível" para descobrir como estes sistemas funcionam. Ele trabalhou nas Indústrias Chumby, onde teve sua primeira chance de criar firmwares para dispositivos e descobrir como criar computadores a partir do zero.

Produziu diversos firmwares para o Chumby One, uma espécie de "caixa multimídia" portátil. Em Cingapura, fez o firmware do sistema para o NeTV, um dos primeiros aparelhos a conectar TVs à internet.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre a nova criação de Cross, o Novena, o principal assunto de Cross durante o #FISL16, traduzimos parte do artigo “The first totally open source laptop is almost real”, ou em português “O primeiro laptop totalmente open source é quase real”, da Wired, uma das pubicações sobre tecnologia mais conhecidas do mundo. Leia abaixo:

“O seu laptop é seguro? Na era da espionagem generalizada da NSA e tantos outros, você realmente sabe se sua máquina é segura? Cada parte dela está protegida contra o ataque de malfeitores em toda a web? Estas podem parecer perguntas nascidas da paranóia. Mas as revelações recentes do ex-funcionário da NSA Edward Snowden nos mostraram que, em muitos aspectos, estamos no direito de ser paranóicos.

Muitos estão trabalhando para garantir que o software no seu notebook esteja protegido. A Mozilla, por exemplo, fez um chamado aos engenheiros de todo o mundo para auditar o seu navegador de código aberto Firefox, na esperança de provar que este não foi comprometida com a NSA ou qualquer outra instituição. E você pode facilmente colocar a sua fé em um sistema operacional como o Linux. Ele também é livre, com inúmeros olhos constantemente zelando por seu código.

Mas o que acontece no hardware dentro do seu laptop? O que está acontecendo com todos aqueles minúsculos circuitos na placa-mãe? Ou no firmware que controla a placa-mãe e outras partes de baixo nível? Tudo isso é de código fechado. O resto do mundo não pode ajudá-lo lá.

Fonte original em inglês: http://www.wired.com/2014/01/open-source-laptop



Com informações de Agencia Brasil/EBC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade