img

Florianópolis, 19/04/2024




COMUNIDADE

Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis comemora 60 anos

Publicado em 01/07/2015


Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis comemora 60 anos



A tradicional Maternidade Carmela Dutra de Florianópolis comemora 60 anos de atividades na próxima sexta-feira, 3. Referência no atendimento a mulheres e recém-nascidos, o hospital comemorra as seis décadas com uma semana de debates sobre temas como saúde e comportamento.

Inaugurada em 3 de julho de 1955, a Carmela Dutra foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Começou as internações obstétricas em 1956 com 79 leitos, e sua administração foi entregue às irmãs da Divina Providência. Hoje é uma das 13 unidades administradas pelo Governo do Estado, sendo dirigida pelo médico ginecologista e obstetra Ricardo Maia Samways.

Maia defende que a unidade está inserida no contexto não só de maternidade, mas de um hospital preocupado com a saúde das mamães e dos bebês. “Somos referência em boas práticas obstétricas e outros segmentos como gestação de alto risco, oncologia pélvica e mamária, reconstrução de mama e cirurgias ginecológicas”, completou o diretor.

A instituição dispõe de 104 leitos destinados ao atendimento obstétrico, ginecológico, oncológico e neonatal com importantes serviços. Nascem aproximadamente 3,6 mil bebês por ano. O serviço de neonatologia é referência no atendimento aos recém-nascidos. Por mês ainda realiza cerca de mil atendimentos ambulatoriais, mil exames e em torno de 180 cirurgias.

A Maternidade Carmela Dutra é Centro de Referência Estadual em Saúde da Mulher, recebeu o Título de Hospital Amigo da Criança, possui certificação de Hospital de Ensino e, em 28 de maio de 2013, recebeu da Câmara de Deputados o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher. Em 2014, o banco de leite da unidade recebeu o certificado de excelência na categoria ouro da Fiocruz, ao qual concorre novamente este ano.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...