img

Florianópolis, 18/04/2024




TECNOLOGIA

Pesquisador da NASA divulga incrível projeto de nave espacial com motor de dobra

Publicado em 11/06/2015


Mark Rademaker / NASA.
Pesquisador da NASA divulga incrível projeto de nave espacial com motor de dobra



O Dr. Harold White, que está trabalhando no programa Warp Drive (em português, Motor de Dobra) na Johnson Space Center da NASA, divulgou estas impressões artísticas em 3D, produzidas pelo artista Mark Rademaker, que podem ser visualizadas aqui.

Rademaker disse que o projeto envolve “uma nave situada no centro de dois enormes anéis, que seriam responsáveis por criar a bolha de dobra”.

White passou sua carreira trabalhando em maneiras de impulsionar naves espaciais para velocidades próximas a da luz, e este modelo poderia alcançar tal velocidade dobrando o espaço ao seu redor, fazendo com que a distância se encurte. Isso significa que a Enterprise não iria quebrar a teoria da relatividade de Einstein, pois dentro de sua pequena bolha, nada estaria se movendo mais rápido que a luz.

White acredita que, se o seu trabalho for bem sucedido, ele vai desenvolver um motor que poderia nos levar a Alpha Centauri em duas semanas. Ele estipulou alguns passos que precisam ser seguidos.

Assista a palestra fascinante dada pelo Dr. White na conferência Space Vision, em 2013, abaixo. Artigo adaptado do original, publicado por Fiona MacDonald, na Science Alert, com o título, NASA’s Design for a Warp Drive Spaceship is Amazing.

Como isso poderia funcionar

De acordo com White, para criar um motor de dobra seria necessário posicionar um objeto esferoide no meio da nave espacial e fazer um anel se movimentar em volta dele de determinada maneira que pudesse contrair e expandir o espaço à sua volta, gerando uma bolha de dobra ao redor da espaçonave. O conceito é praticamente o mesmo — se visto de forma bem simples — que o presente em uma diversidade de obras de ficção científica do cinema, da TV e da literatura.

Como o motor se tornou viável

Para criar a solução para esse problema, White tentou realizar uma alteração no modelo de motor de Alcubierre, no qual tinha baseado sua primeira ideia. Em volta do objeto esferoide, seria necessário que um anel permanecesse girando. Alcubierre, entretanto, imaginou esse elemento como um cinto, um anel chato. Então, White teve a ideia de melhorar a forma desse elemento, tornando-o mais grosso, quase como uma rosquinha, no formato que aparece no modelo.

Foi com isso que os cálculos da quantidade de energia e massa do motor pularam do tamanho de Júpiter para 800 kg, o equivalente à sonda Voyager 1, que explorou o Sistema Solar nos últimos anos.

Nos cinemas e games

No universo ficcional de Star Trek, a dobra espacial (ou warp drive em inglês) é uma forma de propulsão mais rápida que a luz (Faster Than Light ou FTL). Geralmente, ela é representada como sendo capaz de impulsionar uma espaçonave ou outros objetos a muitos múltiplos da velocidade da luz, ao mesmo tempo que evita os problemas associados a dilatação do tempo. Ela também é apresentada no jogo de computador Stars! e no filme Starship Troopers, bem como nos jogos de computador StarCraft e Eve Online.

Assim como no jogo Destiny lançado para PlaySation 4 e Xbox One. Não é capaz, via de regra, de criar uma viagem instantânea entre dois pontos a velocidade infinita, como tem sido sugerido em outras obras de ficção científica usando tecnologias teóricas tais como hiperdrive, salto hiperespacial e Motor de Improbabilidade Infinita. Ela é denominada FTL (Faster Than Light) nos romances Titan. Uma diferença entre a dobra espacial (ou warp drive) e o hiperespaço é que, diferentemente do hiperespaço, a nave não entra num universo ou dimensão diferente, ela cria uma pequena "bolha" de tempo-espaço normal ao seu redor. Naves em dobra podem interagir com objetos no espaço normal.

O conceito da dobra espacial como meio de propulsão tem sido tema de discussão teórica entre alguns físicos(tais como Miguel Alcubierre, ver Propulsão Alcubierre), e vem sendo pesquisada atualmente pela pesquisa de Dr. Harold “Sonny” White, chefe do Tema de Propulsão Avançada do Engineering Directorate da NASA

Com informações de Universo Racionalista









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade