img

Florianópolis, 25/04/2024




ECONOMIA

Nível de emprego no setor da construção tem queda em abril

Publicado em 28/05/2015


Nível de emprego no setor da construção tem queda em abril



O nível de emprego na construção brasileira caiu em abril 0,78% em comparação ao mês anterior, com saldo negativo – entre demissões e contratações – de 25,4 mil trabalhadores com carteira assinada. Os dados foram divulgados no dia 28 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de São Paulo (SindusCon-SP). Segundo o sindicato, o nível de emprego vem caindo consecutivamente há 14 meses.

No acumulado do ano, o saldo negativo de trabalhadores com carteira assinada na área de construção soma 279,6 mil vagas, queda de 7,89% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, ao final de abril, o número de trabalhadores no setor somou 3,228 milhões, queda de 9,21% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, as demissões no setor eram aguardadas por causa da recessão nos segmentos imobiliário, de infraestrutura e de habitação popular. “As expectativas não melhoraram após o anúncio dos cortes no Orçamento. Ao contrário: reduziram-se ainda mais os investimentos do governo no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e no Minha Casa, Minha Vida, bem como em outros ministérios, o que diminuirá o volume geral de obras e consequentemente provocará novas demissões.”

Em abril, houve queda em todos os segmentos da construção. Nos segmentos imobiliário e de infraestrutura, que empregam 55% das pessoas do setor, por exemplo, houve retração de 10,49% e 14,31% em comparação a abril do ano passado, respectivamente. Segundo o sindicato, a queda pode ser atribuída ao fim do ciclo da construção imobiliária iniciado em 2010 e aos cortes de investimentos em obras de infraestrutura.

No estado de São Paulo, o nível de emprego em abril praticamente apresentou estabilidade em relação a março, com queda de 0,07% e um saldo negativo de 623 trabalhadores. Ao final de abril, o número de trabalhadores do setor totalizava 837,1 milhões.



Com informações de Agencia Brasil/EBC








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade