img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Dia Mundial Sem Tabaco: aproveite a data para largar o cigarro!

Publicado em 28/05/2015


Dia Mundial Sem Tabaco: aproveite a data para largar o cigarro!



Enfisema pulmonar, problemas cardiovasculares e inúmeros tipos de câncer. A fumaça do cigarro tem mais de 4.700 componentes tóxicos como o monóxido de carbono (mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e a nicotina (droga psicoativa responsável pela dependência física) que causam infertilidade, halitose e envelhecimento precoce da pele.

Em gestantes, o cigarro é responsável por abortos múltiplos e episódios de hemorragia, além de problemas na placenta e nascimentos prematuros. Está relacionado ainda a uma taxa elevada de morte fetal e de recém-nascidos.

Neste Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a pneumologista Tania Pereira Ignácio, alerta para os riscos da dependência do cigarro e lembra que atualmente existem medicamentos que contribuem para minimizar os sintomas da síndrome de abstinência da nicotina que ajudam quem deseja se libertar do fumo.

Grande parte das pessoas que param de fumar apresenta sintomas de ansiedade, dificuldade de concentração, irritação e dores de cabeça. O nível do desconforto varia de pessoa a pessoa, mas passa com o tempo, em torno de 30 dias.

É importante ter cuidado com a alimentação nesse período, já que muitos tendem a ganhar peso ao parar de fumar. O ideal é aproveitar esse momento de mudança para adotar hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação equilibrada e atividades físicas. “Esquemas terapêuticos podem ser adotados isoladamente ou em combinação de acordo com cada caso. No entanto, antes de adotar qualquer medida, é recomendável acompanhamento médico”, diz.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade