img

Florianópolis, 25/04/2024




MARKETING

Jornalistas contam em livro os anos “loucos” do jornal O ESTADO

Publicado em 28/05/2015


Jornalistas contam em livro os anos “loucos” do jornal O ESTADO



O período considerado memorável e louco, entre 1972 e 1986 do jornal O ESTADO, de Santa Catatina, que este ano completaria o centenário, rendeu um livro de 416 páginas, escrito por 58 jornalistas, a ser lançado no próximo dia 30 de maio, pela Editora Unisul. A obra foi organizada pelos jornalistas Laudelino José Sardá e Mário Medaglia.

O livro, intitulado “Loucos e Memoráveis anos – o centenário do jornal O Estado”, publicação de leitura estimulada pela singularidade de conteúdo e por diferentes estilos de textos jornalísticos, lembra os principais acontecimentos que marcaram parte do período do centenário de O ESTADO, entre 1972 e 1986, a belle époque do jornal. O impresso  nasceu em 1915 quando Santa Catarina estava mergulhada na Guerra do Contestado, e em 1986 iniciou-se o processo lento de derrocada.

“São fragmentos riquíssimos de uma história marcada pelo ineditismo, de um jornal ter ajudado a integrar um estado que até meados dos anos 80 não tinha estrada asfaltada que permitisse acesso à sua região Oeste, onde se concentra um dos mais expressivos polos da indústria de alimentos do país”, explicam os organizadores do livro, jornalistas Laudelino José Sardá e Mário Medaglia.

Além das contribuições memoráveis dos 58 jornalistas, o livro lembra as figuras folclóricas que atuaram no apoio logístico do dia a dia da produção do jornal, o último a circular em mais de 80% das cidades catarinenses, além das principais capitais do país.

Sardá, lembra, que o fotógrafo Paulo Dutra, por exemplo, convenceu a direção de redação a publicar uma foto de um disco voador. Depois que a aeronáutica exigiu comprovação – época da ditadura – Dutra resolveu confessar que jogara uma tampa de panela contra o sol e que resultou na simulação do disco voador. “Cada um dos jornalistas lembra fatos e a sua vivência no impresso, como que uma dramaturgia reconstituindo verdadeiras histórias confundidas com ficção”.

Duas pessoas que conquistaram espaço e fama através de O ESTADO ganham artigos especiais: Beto Stodieck, marcado pela irreverência no texto, e Sérgio Bonson, cujas charges incomodaram políticos, principalmente.

O livro “Loucos e Memoráveis anos – o centenário do jornal O Estado” terá edição limitada e será distribuído durante a “Festa dos Dinossauros”, que deverá reunir cerca de 250 jornalistas no salão de festas da Fiesc - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, na noite do próximo sábado, dia 30 de maio.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade