img

Florianópolis, 25/04/2024




POLITICA

MP é aprovada e regra atual para o pagamento do auxílio-doença é mantida

Publicado em 28/05/2015


Divulgação
MP é aprovada e regra atual para o pagamento do auxílio-doença é mantida



Na noite de ontem, dia 27, no Senado Federal, foi mantida a regra atual para o pagamento do auxílio-doença. Ou seja, as empresas pagam os primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador e o governo federal paga pelo período restante.

A proposta original da MP era que a responsabilidade pelo pagamento dos primeiros 30 dias do benefício fosse do empregador. A Fecomércio SC considera a manutenção da atual regra do auxílio-doença uma vitória. Caso a regra proposta pelo governo, de onerar as empresas por 30 dias, fosse aprovada, a medida inviabilizaria a atividade produtiva, principalmente das micro e pequenas empresas com poucos funcionários, já que aumentaria sobremaneira seus gastos e tornaria ainda mais difícil a saída do país desse patamar de baixo crescimento.

A Fecomércio SC estima que o impacto negativo que essa extensão do pagamento do auxílio doença acarretaria ao setor produtivo seria em torno de R$ 4 bilhões em todo o país, cifra que dá o tom da importante vitória conquistada por intermédio da ação do deputado e vice-presidente da CNC, Laércio Oliveira.

Além disso, pela MP aprovada, o cálculo para limitar o valor do auxílio-doença será feito segundo a média aritmética simples dos últimos 12 salários de contribuição. Fica proibido o pagamento desse auxílio ao segurado que se filiar ao Regime Geral da Previdência Social com doença ou lesão apontada como causa para o benefício, exceto se a incapacidade resultar da progressão ou agravamento da mesma.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade