img

Florianópolis, 20/04/2024




CIDADES

Secretário Nacional reconhece forma equivocada de envio de imigrantes haitianos e senegaleses para Florianópolis

Publicado em 26/05/2015


PMF
Secretário Nacional reconhece forma equivocada de envio de imigrantes haitianos e senegaleses para Florianópolis



Intermediada pela Secretaria Nacional de Justiça, os imigrantes começaram a chegar de ônibus na Capital na madrugada da última segunda-feira. Representantes da Prefeitura vão tratar do assunto nesta quarta-feira (27) em Brasília.

O Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Ferreira Martins Vasconcelos, reconheceu nesta terça-feira (26), em telefonema ao prefeito Cesar Souza Junior, que o envio de imigrantes haitianos e senegaleses do Estado do Acre para Florianópolis deu-se de forma equivocada e precisa ser revista. Assim sendo, à convite do Secretário Nacional, o diretor geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dejair de Oliveira Júnior, e a chefe de gabinete do prefeito, Grasiele Xavier de Ávila, vão à Brasília nesta quarta-feira (27) para uma reunião que vai tratar do assunto, marcada para as 14 horas.

Intermediada pela Secretaria Nacional de Justiça, os imigrantes começaram a chegar de ônibus na Capital na madrugada da última segunda-feira (25). Nesta noite, a Prefeitura precisou prestar atendimento e improvisar abrigo aos primeiros 43 haitianos e senegaleses, de uma série de encaminhamentos de imigrantes previstos. Segundo Oliveira Júnior, que responde pela coordenação das providências relativas à recepção, a vinda de outros 16 é aguardada para a noite desta terça-feira; de mais 21, na quarta-feira, e de 31 na quinta-feira (28).

No domingo (24), o prefeito afirmou que formalizaria, junto ao Ministério da Justiça, um protesto em face do governo federal e do governo do Acre pelo envio indiscriminado de imigrantes para Florianópolis, sem qualquer planejamento e nem mesmo prévia comunicação às autoridades locais. O Ministério Público Federal também seria acionado. “Esse não é um protesto contra as pessoas (imigrantes), mas sim contra a forma como o governo federal e o Estado do Acre estão agindo. O protesto é contra a transferência de responsabilidade ao município e também pela maneira como o governo federal e o governo do Acre expuseram os imigrantes, com absoluta falta de planejamento e sem qualquer comunicação oficial à prefeitura”, afirmou Cesar Souza Junior, lembrando que centenas de imigrantes, principalmente do Haiti, já estão morando na Capital por iniciativa própria, inclusive, inseridos no mercado de trabalho.“O que não podemos permitir é que uma rota direta seja instituída por um governo estadual. Não temos estrutura para ficar recebendo imigrantes”, sublinhou o prefeito.



Com informações de ASCOM/PMF








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade