img

Florianópolis, 20/04/2024




COMUNIDADE

Prefeitura irá propor termo ao Ministério Público para manter o fracionamento do pescado

Publicado em 25/05/2015


Petra Mafalda/PMF
Prefeitura irá propor termo ao Ministério Público para manter o fracionamento do pescado



A iniciativa, que foi apresentada nesta tarde de segunda-feira, 25, na promotoria do Consumidor do MPSC, foi decidida em reunião entre o prefeito Cesar Souza Junior e proprietários de peixarias da Capital.

Na tentativa de reverter uma exigência do Ministério Público Estadual (MPSC), que com base em uma legislação sanitária, proíbe o fracionamento do pescado no balcão de venda, a Prefeitura de Florianópolis irá propor ao órgão um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com um agenda positiva de capacitação e inspeções sanitárias nas principais peixarias da cidade, em especial, aos do Mercado Público.

A intenção é reverter a proibição mostrando ações que serão realizadas para que a cidade siga a norma sanitária e ao mesmo tempo consiga manter a sua tradição de limpar e fracionar o pescado ao gosto do cliente, no ato da compra.

Outra preocupação é com os pescadores artesanais que abastecem boa parte das peixarias da cidade. Muitos trabalham na informalidade e não teriam condições de seguir as exigências sanitárias previstas em lei federal e estadual.

“Se eles não puderam mais fornecer pescado para as peixarias e se os mercados não puderem mais limpar o peixe, fracioná-lo ou mesmo vender os camarões descascados, a medida vai acabar com uma tradição centenária da Ilha e faremos de tudo para impedir que isso aconteça”, afirma o prefeito.

O que prevê o TAC

Para se adequar às normas sanitárias , a Prefeitura de Florianópolis e os proprietários de peixarias da cidade irão propor o seguinte acordo:

- Realizar, em um prazo de 15 dias,  um cadastro completo dos pescadores que fornecem o pescado para as peixarias;

- Encaminhar, em até 90 dias, à Câmara de Vereadores, a proposta de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM), com normas sanitárias adequadas às características da venda do pescado em Florianópolis;

- Iniciar, em até 60 dias, um Programa de Qualificação em parceria com Sebrae e Cidasc destinado aos funcionários das peixarias que manipulam o pescado;

- Criar um Programa de Controle Sanitário, que envolva aspectos como higiene, temperatura e acondicionamento do pescado.

Legislação

Confira a lei o decreto que impedem o fracionamento tanto do pescado como de carnes bovinas no balcão de venda.

Lei Federal 1283/50: dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal.

Decreto Nº 3.748/93:  Aprova o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. A inspeção se refere ao recebimento, manipulação, transformação, elaboração, preparo, conservação, acondicionamento, embalagem, depósito, rotulagem, trânsito e consumo de quaisquer produtos e subprodutos destinados ou não à alimentação humana.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade